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A maior oferta de crédito e a queda do dólar impulsionaram as vendas de eletrônicos em 2005. Balanço preliminar divulgado pela Eletros - Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos mostra que as vendas cresceram 14,79% na comparação com 2004. Na linha de imagem e som, a alta chegou a 32,23%. Os televisores superaram as expectativas e atingiram 9 milhões de aparelhos vendidos. A Eletros estimava vendas entre 8,6 e 8,8 milhões de aparelhos de tevê este ano.

Segundo a Eletros, o desempenho não foi linear entre as linhas de produto. Os eletroportáteis, por exemplo, tiveram aumento de 3% nas vendas. Nos produtos de linha branca, onde se inclui geladeiras, freezers e lavadoras de roupa, a alta foi de 2,22%.

Para a entidade, os eletrônicos foram beneficiados principalmente pela queda da cotação do dólar, que barateou o custo dos componentes importados.

No segmento de imagem e som, as tevês tiveram aumento de 20,9% de vendas. Em 2004, a alta já havia sido de 40% sobre 2003. Os DVDs também continuam a ser muito procurados pelos consumidores e a alta de vendas foi de 80,43%. Os rádios-gravadores registraram vendas 37,06% superiores.

- Este resultado é ainda mais positivo se considerarmos que 2004 já foi um ano onde se iniciou o movimento de renovação do parque instalado desse segmento - disse Paulo Saab, presidente da Eletros.

No total, o setor vendeu mais de 45 milhões de unidades das três linhas de produto (branca, imagem e som e portáteis). Na linha branca, os produtos que registraram maior crescimento foram as lavadoras (5,69%) e secadoras de roupa (8,87%). Os refrigeradores encerram o ano com alta de 0,77%. Os fogões, de 2%.

Na linha de portáteis, a alta foi de 5,17% em aspiradores de pó, 3,49% nas cafeteiras e de 3,34% nos ferros de passar roupa. Os liquidificadores fecham o ano com vendas 2,91% superiores.

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