Bons salários, estabilidade, plano de carreira. Com essas vantagens, uma vaga em concurso público atrai até profissionais que já estão empregados. No mesmo embalo dos candidatos, estão os cursinhos especializados em concursos. Só uma rede tem 70 mil alunos em todo país. Com tanta procura, uma das unidades teve que ser ampliada.

CARREGANDO :)

"Eram apenas duas salas, hoje em dia, nós trabalhamos com 14 salas nos períodos da manhã e tarde", diz Marcela Silveira, secretária do cursinho.

O advogado Carlos Brasil Santos Jr. tem cinco anos de estudo na faculdade e três de profissão, mas resolveu buscar outro caminho. "Eu advoguei, vi que não era o que eu queria, comecei a estudar para concurso público."

Publicidade

Professor de educação física, Thiago Fonseca estuda de olho em uma vaga para policial rodoviário federal. Ele se inscreveu no cursinho, mas sabe que a diferença para passar no concurso está na dedicação do candidato.

"Não adianta só fazer cursinho, você precisa fazer um estudo programado na sua casa também."

Só nesta semana, os candidatos podem se inscrever em 28 seleções em todoBrasil. São quase dez mil vagas para todos os níveis de escolaridade.

Nesta quarta-feira (21), o Instituto Rio Branco abriu inscrições para 105 vagas para a carreira de diplomata. O cargo exige curso superior. O salário inicial é de quase R$ 11 mil.

No Rio Grande do Sul, há 25 vagas para promotor de Justiça. O salário também começa em quase 11 mil reais.

Publicidade
Veja também
  • Instituto Rio Branco abre 105 vagas de diplomata: R$ 10,9 mil
  • Detalhes do edital podem desclassificar candidatos
  • Exames específicos pedem mais empenho
  • Governo cria Instituto Brasileiro de Museus e 425 vagas efetivas