• Carregando...

O Brasil já tem 427 profissionais certificados que se dedicam à atividade de planejamento financeiro, uma espécie de terapeuta especializado no bolso das pessoas. Os profissionais são certificados pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), que tem como mantenedora a associação de entidades do mercado (Anbima).

No Brasil, 61% dos planejadores financeiros certificados trabalham em bancos e só 8% são independentes – modelo que prevalece nos EUA. Já 66% possuem mestrado ou MBA, e 68% têm mais de dez anos de experiência na área.

O profissional é remunerado pelo atendimento prestado, como hora trabalhada, ou pelo sucesso na gestão de recursos. No caso de profissionais empregados por bancos, o atendimento pode ser um serviço adicional. Há consultas a partir de R$ 150.

"O trabalho é comparável ao de um prestador de serviço qualificado, como médico, contador ou arquiteto. O planejador financeiro faz um plano da mesma forma que o arquiteto desenha o croqui da casa’’, disse Ulf Mannhardt, presidente do IBCPF.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]