• Carregando...

Os brasileiros terão a tarefa de decidir neste domingo (23) se a venda de armas de fogo deve ser proibida ou não no país. A primeira coisa que a população deve saber é: quais são as opções? Basicamente a escolha se dará para o voto contra o desarmamento, tecla 1, e a favor do desarmamento, tecla 2.

Caso o eleitor queira anular o seu voto basta digitar qualquer outro número, com exceção do 1 e do 2, e confirmar seu voto. Para votar em branco é só clicar a opção branca e confirmar.

O horário de votação tem início às oito horas de domingo e termina às 17 horas. Será necessário a apresentação do título de eleitor ou a carteira de identidade para conseguir votar.

Voto obrigatório e boca-de-urna

É bom lembrar que o voto é obrigatório. O eleitor que estiver fora de sua cidade, poderá justificar a ausência, gratuitamente, em qualquer seção eleitoral, durante o horário da votação. A justificativa não poderá mais ser feita pelos Correios. Os locais de votação serão os mesmo das últimas eleições. No Paraná, existem 5.757 locais para votação. Em Curitiba, são 392. Quem tiver alguma dúvida sobre onde deve votar pode telefonar para 3332-1880. Clique aqui para ver os locais de votação na capital paranaense

A boca-de-urna continua proibida no referendo. A Justiça Eleitoral recomenda para que quem tem simpatia por algum lado não a demonstre nos locais de votação. Camisetas com mensagens de uma das frentes são permitidas. Porém, fazer aglomerações ou tentar influenciar outras pessoas é crime. Quem por ventura incorrer em uma infração de boca-de-urna em Curitiba será encaminhado para o Centro Integrado do Adolescente Infrator, no Tarumã.

Lei Seca

O Paraná é um dos poucos estados que mantiveram a Lei Seca, que impede a venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição. No estado, as lojas não deverão mais fornecer bebidas aos seus clientes a partir das zero hora de domingo. Porém, para os mais animados, o consumo não é proibido.

Segurança

Aproximadamente 2 mil soldados da Polícia Militar serão mobilizados para a "Operação Referendo". As ações da polícia serão realizadas em parceria com o TRE e serão semelhantes às utilizadas em eleições normais. A operação vai começar às 8h do dia 22 e só será finalizada às 18h do dia 23.

As pesquisas de intenção de voto poderão ser feitas no dia da votação. Mas o resultado só poderá ser divulgado após o fechamento das urnas em todas as cidades brasileiras.

O resultado do referendo deverá ser conhecido em poucos horas após o fechamento da votação. No Paraná, a estimativa é que o resultado saia às 19 horas. O resultado final deverá ser anunciado às 21 horas.

Números

No Paraná, pelo menos 7 milhões estão aptos a votar. Curitiba corresponde a 17% do eleitorado, com cerca de 1,2 milhão. O maior colégio eleitoral paranaense é o Colégio Estadual Leôncio Correia, no bairro Bacacheri, onde votam 8.972 eleitores em 25 seções eleitorais instaladas. O menor local de votação é o Colégio Estadual Desembargador Guilherme de Albuquerque Maranhão, no Tatuquara, com apenas 188 eleitores.

Ônibus em Curitiba

A URBS, companhia que administra o transporte coletivo em Curitiba informa que no domingo da votação haverá um reforço no número de ônibus disponíveis. Portanto, os horários não serão os mesmos de um domingo comum. Clique e leia a matéria completa.

INTERATIVIDADE

Você vai votar como no dia do Referendo? Participe da enquete

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]