i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Concursos

Estudar sozinho e ter sucesso requer garra

Disciplina e força de vontade são requisitos fundamentais para aqueles que prestam concursos sem passar por curso preparatório

  • PorDa Redação
  • 22/11/2008 21:01

A busca por um emprego estável no funcionalismo público vem, muitas vezes, acompanhada da idéia de que apenas os candidatos que se preparam em cursinhos conseguem a vaga desejada. No entanto, a falta de recursos financeiros e de tempo são fatores que afastam muitas pessoas das salas de aula e fazem possíveis candidatos desistir de prestar o concurso por ter que estudar por conta própria.

Mas é possível conquistar uma vaga em concursos tão concorridos estudando sozinho? O juiz federal, professor e escritor William Douglas garante que sim. Expert na área de concursos públicos, ele afirma que basta observar o número de inscritos em cursinhos e dos aprovados nos processos seletivos para confirmar sua tese. "Muita gente que passa não fez o cursinho", diz.

Douglas explica que freqüentar um curso preparatório é sempre válido, mas, se não for possível, a dica é não desanimar e buscar outras formas de estudo. "Se puder fazer, vale a pena, mas se não puder, estude em casa, usando os programas dos editais, a internet e o extenso material disponível atualmente em livros e apostilas", comenta. Para ele, a principal característica que essas pessoas devem ter para alcançar os objetivos é a força de vontade.

Mas, segundo Douglas, estudar sozinho requer algumas características do candidato, como organização e empenho na busca de ferramentas que colaborarão com o estudo. Para aqueles que buscam uma dose de motivação, Douglas recomenda que visitem seu site (www.williamdouglas.com.br) e vejam as dicas, aulas, vídeos e artigos sobre cada uma das fases de preparação.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.