• Carregando...

Candidatos interessados em estudar na Austrália com auxílio de bolsas de estudo têm até 31 de julho para efetuar sua candidatura no Programa Endeavour, uma iniciativa do Ministério de Educação, Ciências e Treinamento australiano, voltada à concessão de bolsas de estudo internacionais naquele país. As bolsas são destinadas a pesquisas de pós-graduação e pós-doutorado em uma instituição de ensino superior na Austrália e contemplam estudantes da Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e Oriente Médio (saiba como participar no site do programa).

Atualmente, há dois tipos de programa de bolsa que permitem a participação de estudantes brasileiros com inscrições abertas. São eles: o Endeavour Research Fellowships (pesquisas de curta duração) e o Endeavour International Postgraduate Research Scholarships (bolsas de pós-graduação).

São 330 vagas para estrangeiros

Pelo programa de pesquisa de curta duração o governo australiano dá suporte financeiro a pesquisas de pós-graduação e pós-doutorado por um período de quatro a seis meses. Já o programa de bolsas de pós-graduação permite que o estudante faça um mestrado ou doutorado. A bolsa cobre a anuidade do curso e o seguro-saúde. A cada ano, são oferecidas 330 vagas para estrangeiros nessa modalidade de bolsa de estudos. Vale lembrar que o interessado em estudar na Austrália pode pleitear uma bolsa mesmo antes de iniciar seus estudos. Os pedidos de bolsas de estudos oficiais devem ser feitos também à universidade participante do programa na qual o candidato tem interesse de estudar.

O processo de seleção dos beneficiados é realizado pelas instituições de ensino, com base nas diretrizes estabelecidas pelo Departamento de Educação, Ciência e Treinamento australiano. Assim, são as próprias universidades que estabelecem os prazos de inscrição a cada ano. Há ainda bolsas oferecidas pelas próprias universidades, em geral, para estudos de pós-graduação. É importante destacar que o número de bolsas disponíveis para estrangeiros, tanto do governo quanto das universidades, é limitado e a concorrência se dá entre estudantes do mundo todo.

Como concorrer a uma bolsa

Para concorrer às bolsas oferecidas pelo programa Endeavour, os estudantes devem apresentar excelente desempenho acadêmico em seus estudos de graduação; anexar um teste de certificação IELTS e TOEFL ao formulário de inscrição; ser residente em seu país de cidadania, ou no país em que tenha residência permanente; e obter referências com coordenadores de curso e outros professores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]