• Carregando...

O Instituto Rio Branco abriu na última quinta-feira, dia 26 de janeiro, as inscrições para a seleção de diplomatas de 2012. O concurso, sempre bastante concorrido, abre 30 vagas desta vez, sendo duas reservadas a pessoas com deficiência. Até a primeira etapa, os candidatos afrodescendentes também terão reservas, de 10% das vagas. O salário inicial para a função, que envolve a representação dos interesses brasileiros em negociações e eventos internacionais, é de R$ 12.962,12.

O candidato deve ser graduado em qualquer área, com diploma de instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação. No caso de candidatos com nível superior completo em instituição estrangeira, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo Ministério da Educação.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2012, até às 23h59 do dia 12 de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 150.

O concurso tem quatro etapas. Na primeira há a prova objetiva, com questões de Português, de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Inglês, noções de Economia, Direito e Direito Internacional Público.

Já a segunda fase tem prova escrita de português, enquanto a terceira consiste em provas escritas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Inglês, noções de Economia, Direito e Direito Internacional Público. A quarta e última fase terá provas escritas de espanhol e de francês.

Cada etapa será realizada simultaneamente nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Ho­­rizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Floria­nópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, João Pessoa/PB, Macapá/AP, Maceió/AL, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio Branco/AC, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.

A prova objetiva será aplicada, provavelmente, no dia 25 de março, em duas etapas: a primeira às 10 horas, com duração de 2h30; e a segunda às 15 horas, com duração de 3h30. A prova escrita da segunda etapa será na data provável de 22 de abril. As provas da terceira etapa estão agendadas para os dias 16, 17, 23, 24 e 30 de junho e 1.º de julho. A fase de provas escritas de espanhol e de francês está prevista para 1.º de julho, à tarde.

As questões da prova objetiva serão do tipo múltipla escolha e do tipo certo ou errado.

A nota em cada item de cada questão do tipo certo ou errado será igual a 0,25 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,25 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova; 0,00, caso não haja marcação ou caso haja marcação dupla.

O último concurso para diplomata ofereceu 26 vagas e também foi organizado pelo Cespe/UnB neste ano. Se inscreveram 7.180 candidatos (276,15 por vaga).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]