• Carregando...

Como escolher o funcionário ideal

Famoso por criar o Netscape, navegador mais popular antes do Internet Explorer, da Microsoft, o americano Marc Andreessen se tornou conhecido por suas dicas de negócios em seu blog (http://blog.pmarca.com/, atualmente desativado). Veja quais os critérios que ele considera mais relevantes para a contratação dos melhores funcionários:

Curiosidade

Pode ser avaliada pela pergunta: você ama o que faz? Porque qualquer pessoa que ama o que faz é curioso sobre sua área de atuação, sobre sua profissão. Lê sobre o assunto, estuda, fala com outras pessoas, dá o máximo para sempre estar atualizado. Não porque precisa, mas porque ama o que faz. Quem não é curioso, não ama o que faz.

Automotivação

Algumas têm, outras não têm. É a postura pró-ativa, de quem vai tentar e tentar e tentar até ser bem-sucedido. Você pode enxergar a automotivação no histórico do candidato. O que ele já fez – não o que ele já viu, ou fez parte ou estava por perto quando aconteceu –, mas de fato suas conquistas. Qualquer coisa. Não necessariamente que tenha sido bem-sucedido. Mas que tenha feito algo. Se não encontrar, provavelmente essa pessoa apenas seguiu as regras durante toda a vida, apareceu nas classes, aproveitou as oportunidades da carreira, mas nunca conquistará algo notável.

Ética

Uma qualidade difícil de ser testada. Uma maneira de identificar a honestidade é observar a reação de um candidato quando ele não sabe sobre algum assunto. Escolha qualquer tópico e continue a fazer perguntas a respeito até que o candidato não saiba a resposta. Em algum momento, ou ele vai falar que não sabe ou vai tentar te enrolar. Se o candidato tenta te enrolar durante o processo seletivo, ele vai tentar te enrolar após ser contratado.

Fonte: Marc Andreessen, blog.pmarca.com

Para o processo seletivo de trainees deste ano, a Natura adotou uma estratégia audaciosa: escondeu o próprio nome durante o período de inscrições, em busca de candidatos realmente alinhados aos valores da empresa. Com o mote "a gente quer se apaixonar por você", a fabricante de cosméticos criou um hotsite e divulgou vídeos no YouTube sobre o programa, mas foi reticente no tipo de informação repassada ao candidato. Disse apenas que era uma das principais empresas do setor, informou a remuneração oferecida e estabeleceu um limite de tempo de formado (entre julho de 2005 a dezembro de 2009). De resto, não quis saber de currículo ou experiência nem restringiu a seleção a qualquer área de estudo.

"Afinal, se acreditamos que liderança não se impõe, se conquista, queremos que nossos próximos líderes não sejam atraídos pelo nosso nome ou pelo tamanho da nossa empresa, mas sejam conquistados pelos nossos valores", justifica a empresa no site do concurso.

A ideia da Natura parte de uma necessidade do mercado em conquistar funcionários que compartilhem as causas e o objetivo da empresa. "Uma demissão futura custa caro, então a escolha dos trainees é uma responsabilidade enorme para selecionar aqueles que realmente possam liderar no futuro", afirma Renata Schmidt, gerente da Focus Talento, responsável por programas de trainees e estágio.

"O que se nota na última década, pelos índices de contratação e demissão, é que grande parte das demissões, com exceção do período de crise, ocorre por questão de atitude. A atitude conta muito no ambiente de trabalho, é ela que faz que você consiga ou não transitar dentro da empresa. O que essa empresa (Natura) quis dizer é o seguinte: não quero que tentem falar minha língua, quero que já falem a minha língua", diz Marcelo de Araújo Cansini, coordenador do Núcleo de Em­­pregabilidade e Empreen­dedo­rismo do FAE Centro Universitário, em Curitiba.

Entre os candidatos, a iniciativa parece ter feito bastante sucesso. A única restrição era o medo de que a empresa se revelasse uma companhia não comprometida com a sustentabilidade. "Muita gente comentava que podia ser uma empresa de bebida ou de cigarro, que fez esse processo seletivo apenas para dar a ‘mᒠnotícia depois", conta a estudante de publicidade e propaganda Isabela Martins Rosa do Vale, de 21 anos, que está concorrendo a uma vaga. Para Daniela Souza, de 24 anos, formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia, o interesse no programa surgiu justamente pelo mistério criado pela Natura. "No início era apenas curiosidade para saber qual era a empresa, mas ao ver o vídeo e a proposta me apaixonei pelo que me foi passado. A ideia de conhecer o candidato como pessoa e não como um simples currículo foi sensacional."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]