• Carregando...

Já que abordamos neste espaço a Etiqueta Empresarial como uma forma de comunicação do profissional com seus diversos públicos, o Marketing Pessoal complementa aquilo que entendemos por Etiqueta Empresarial.

Tratamos a Etiqueta como a atualização e domínio de técnicas que podem ser apreendidas e absorvidas da mesma forma que aprendemos a manusear o "hashi" (palito japonês). O marketing é o conteúdo e a Etiqueta é a forma. Forma sem conteúdo não se sustenta.

Se na Etiqueta aprendemos a comunicação escrita, oral e corporal aprimorando a postura e o estilo, no Marketing exploramos o autoconhecimento e o desenvolvimento de nossos talentos, competências, aptidões e habilidades. Um trabalho de Marketing Pessoal aprofundado - uma Imersão - em nosso entendimento oferece à pessoa a consciência e a percepção de onde está na vida pessoal e profissional e de onde quer chegar. A Imersão possibilita esclarecer a missão, o objetivo e as metas que cada um quer atingir e auxilia o profissional a encontrar soluções, ou seja, como deve agir.

Temos na vida um modo de realizar os sonhos e ele passa por ter clareza do que queremos e, sobretudo, de como vamos fazer para concretizá-los. É preciso ter muitos sonhos para realizar alguns. E é preciso voar e pensar grande, mantendo os pés no chão.

Muitas pessoas esperam a vida lhes ofertar sorte e bem-aventuranças. Ficam na sua aguardando que as oportunidades lhes caiam no caminho. Outros, fazem de cada dia, cada insucesso, cada ação uma oportunidade. Criam, não esperam, vão atrás.

Para alguns, pessimistas naturalmente, cada dia é um desafio de sobrevivência em que tudo lhes parece dar errado e acreditam que o mundo conspira contra eles. Outros, os otimistas, enxergam a vida com alegria e humor sabendo sorrir diante das próprias dificuldades e desacertos, olham para o futuro, vivem o presente intensamente, um dia de cada vez; não criam muitas expectativas e logo, não sofrem por antecipação que traz stress e ansiedade. Usar o Marketing Pessoal, muito além de se preocupar com a aparência, significa expressar pela imagem toda a competência que a pessoa carrega dentro de si e transforma em resultados. Maria Christina de Andrade Vieira, empresária e escritora, autora de Herança (Ed.Senac-SP), Cotidiano e Ética: crônicas da vida empresarial (ed. Senac-SP).chris@onda.com.brwww.andradevieira.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]