• Carregando...

Os pontos listados abaixo são obrigatórios para que a pequena empresa cresça com segurança e sustentabilidade.

Investimento

"Tem um ponto em que a pequena empresa, para crescer a níveis interessantes, não se sustenta apenas com o seu capital. Ela precisa recorrer a empréstimos e financiamentos", sintetiza o diretor-superintendente do Sebrae-PR, Allan Costa. O empresário deve ficar atento às linhas de crédito oferecidas às pequenas empresas e buscar investidores e parceiros para ampliar seus negócios.

Ferramentas de gestão

Aquele simplificado fluxo de caixa pode não ser suficiente para gerir os recursos de uma empresa de médio porte, que se torna mais complexa à medida que cresce. Ao empresário, cabe investir em softwares de gestão, pedir o auxílio de uma consultoria, se submeter a auditorias e apostar em transparência e governança corporativa para atrair investidores.

Preparação e planejamento

Freqüentar cursos e buscar qualificação é fundamental ao empreendedor, que deve abrir mão da resistência a voltar à condição de aluno. Nesta etapa, é importante desenvolver um plano de negócios e estruturar a melhor estratégia para o crescimento da empresa, definindo se os investimentos serão feitos em filiais, estrutura física, funcionários, terceirização, etc.

Diversificação de clientes

Depender de apenas um cliente pode ser perigoso para a pequena empresa. É importante buscar novos nichos de mercado, diversificar as atividades, investir em inovação e freqüentar feiras e rodadas de negócios.

Descentralização

Delegar tarefas e fazer com que a empresa ande com suas próprias pernas é fundamental para que a pequena empresa "se liberte" do empreendedor. Nada de centralizar ações. Para tanto, é necessária uma equipe qualificada e de confiança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]