• Carregando...
 |
| Foto:

Se você é daqueles que têm intimidade com as panelas e pretende se aventurar na profissão de cozinheiro, veja o que dizem sobre a atividade algumas pessoas da área.

"Gosto de cozinhar, então vai dar certo"

É bom gostar mesmo. O restaurante pode ser dos mais arrumados, mas experimente ficar mais de oito horas em pé, num lugar pouco ventilado, com 10 bocas de fogão acesas, recebendo um pedido atrás do outro. E é bom não ficar estressado – cada um dos seus colegas tem uma faca na mão. "Às vezes aparecem umas mocinhas de salto alto e unhas compridas pedindo emprego. Elas não têm a mínima noção do que é o trabalho braçal numa cozinha", diz Geraldini Miraglia, da Oli Gastronomia.

"Vou abrir um restaurante"

Ótimo, se você for um bom empresário. Cozinheiro entende de comida, e não de negócios. "Conheço um empresário muito bem sucedido no ramo de gastronomia em Curitiba. Ele não sabe fritar um ovo. Mas sabe quantos ovos precisa fritar para colocar o restaurante em dia e pagar todos os funcionários", diz Geraldini Miraglia, da Oli Gastronomia.

Salário

Você já investiu todo o dinheiro que tinha num bom curso, e agora espera recuperar isso trabalhando. É bom ter paciência. Lembre-se que normalmente se começa com funções mais básicas na cozinha, como auxiliar, por exemplo. E há uma massa de desempregados no país que, mesmo sem curso, pode competir com você nessas funções.

"Mas cozinhar é tão divertido..."

Sim, claro que é. Em casa, para aqueles amigos de que você gosta, cada um ajudando um pouco. No restaurante, cozinhar é trabalho. "É desgastante. Você está comprometido em servir os outros, trabalha em datas festivas, no Natal e no Ano Novo", conta Sandro Duarte, coordenador do curso do Centro Europeu, em Curitiba.

Um curso basta

O curso de chef é só o começo. Quem trabalha na área sabe que é preciso estudar muito e se atualizar o tempo todo. Já imaginou o que é preciso de pesquisa para criar um prato novo todo dia? "A gente brinca que, ao invés de o aluno levar a namorada ao cinema, vai levar ao Mercado Municipal para fazer pesquisa", diz o Sandro, do Centro Europeu

Fez o curso, vira chef

Nada disso. Se um bacharel em administração começa na empresa como trainee, e não como presidente, na gastronomia não será diferente. O título de chef não é conseguido com um diploma, mas sim com muita experiência. "O mito do chef famoso é o mesmo da maioria das profissões que envolvem um certo glamour. Pra ficar famoso tem que ralar muito", diz a historiadora Ana Paula Nadalini.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]