• Carregando...
Além do ranking QS , existem outras listas conceituadas de publicações que prestam esse tipo de serviço como, por exemplo, Financial Times, The Economist, US News & World Report e Business Week-Bloomberg. | Divulgação/Harvard
Além do ranking QS , existem outras listas conceituadas de publicações que prestam esse tipo de serviço como, por exemplo, Financial Times, The Economist, US News & World Report e Business Week-Bloomberg.| Foto: Divulgação/Harvard

A instituição de ensino que oferece o melhor curso de MBA do mundo é a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, segundo o QS Ranking, que ranqueia universidades e cursos do mundo todo.

Organizado anualmente, o ranking QS utiliza cinco critérios para determinar a posição de cada instituição de ensino: reputação acadêmica, reputação junto aos empregadores, proporção entre o número de alunos e de professores, citações por docentes e a proporção de professores estrangeiros e de alunos do exterior. 

LEIA TAMBÉM: Melhores MBAs do Brasil em 2017: como encontrar uma boa escola de negócios?

Em segundo lugar no ranking global aparece o instituto francês INSEAD, localizado em Fontainebleau e com unidades em Singapura e Abu Dhabi. Em seguida aparece a HEC Paris, com mais de 56 mil alunos de 132 países. Segundo a instituição, há um índice de contratação de 92% entre seus ex-alunos, logo nos três primeiros meses de formados. 

América Latina

No ranking da América Latina, o primeiro lugar é ocupado pela EGADE Business School, em Monterrei, no México. A brasileira FIA Business School, de São Paulo, também aparece no top 10, em 9º lugar. 

Para ter acesso ao ranking  completo dos melhores MBAs do mundo da QS, clique aqui.

Ponto de partida, não de chegada

Além do ranking QS dos melhores MBAs do mundo, existem outras listas tradicionais e conceituadas de publicações que prestam esse tipo de serviço aos profissionais e estudantes em busca de qualificação para o currículo. Por exemplo, os rankings divulgados anualmente por publicações como Financial Times, The Economist, US News & World Report, Business Week-Bloomberg , Forbes, entre outros.

Mas é preciso cautela, alerta o consultor de admissão, Ricardo Betti, da MBA Empresarial. “Eles devem ser encarados como um ponto de partida, e não como verdade absoluta porque apresentam muitas variações entre si”, ressalta.

A orientação é usar os melhores rankings para selecionar as 15, 20 melhores escolas – a maioria delas está nos Estados Unidos.

LEIA MAIS: Multinacional seleciona candidatos para intercâmbio profissional no Japão

O próximo passo é preciso fazer uma espécie de imersão em cada uma das instituições de ensino. Comece vasculhando o site, tentando contato com pessoas que já cursaram MBAs nessas instituições. Reúna informações sobre a cultura específica de cada uma. Por exemplo: Wharton, da Universidade da Pensilvânia, é a líder na área de Finanças assim como Harvard é em Administração Geral ou Kellogg, da Universidade de Northwestern, na área Marketing. 

Quem quiser – e puder – deve ir visitar as principais escolhas pessoalmente, sugere Betti. Algumas permitem que os interessados assistam algumas aulas e vivenciem um pouco do clima de uma escola de negócios.

Confira, abaixo, os 15 melhores MBAs do mundo em 2018:

1. Harvard - Boston (EUA)

2. INSEAD - Fountainebleau (França)

3. HEC Paris - Jouy-en-Josas (França)

4. Stanford - Stanford (EUA)

5. London Business School - Londres (Reino Unido)

6. Penn (Wharton) - Filadélfia (EUA)

7. MIT (Sloan) - Cambridge (EUA)

8. Columbia - Nova York (EUA)

9. Oxford - Oxford (Reino Unido)

10. IE Business School - Madri (Espanha)

11. UC Berkeley - Berkeley (EUA)

12. Chicago (Booth) - Chicago (EUA)

13. UCLA - Los Angeles (EUA)

14. Northwestern - Evanston (EUA)

15. Michigan (Ross) - Ann Arbor (EUA)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]