• Carregando...

Sensação nos anos 80, a pochete caiu em desgraça assim que a década perdida acabou. Hoje, virou piada. Tanto que uma operadora de telefonia celular até fez uma propaganda onde ela aparece como uma logomarca da cafonice. Mas será que toda pochete é brega? E na praia, quando não se tem bolsos, haveria uma concessão?

Para a coordenadora de moda e design do Senai em Curitiba, Anelise Vaine, usar pochete é extremamente arriscado. "Ela não ajuda ninguém. Fica um volume exagerado bem na barriga", observa Anelise. "Eu não recomendo. A não ser que a pessoa seja extremamente estilosa, com uma atitude muito ousada."

Uma alternativa para carregar objetos na praia, segundo Anelise, seriam os cintos com pequenos bolsos, no estilo cartucheira. Pochete nem pensar, apesar da praticidade. "Infelizmente ela é muito prática. Mas, para falar a verdade, eu nunca vi ninguém que tenha ficado bem de pochete."

O estilista Silmar Alves, professor de modelagem no Senai/Cietep, é um pouco mais tolerante. "Tudo, na moda, você tem que ver o público", afirma. "A Prada lançou uma coleção em 89 ou 90 que tinha pochetes com o tecido da própria calça, um conceito kitsch, que fazia referência aos cafajestes dos anos 70."

Hoje, porém, ela seria um acessório "discutível". "A pochete virou um ícone da cafonice. Mas se você quiser fazer um look engraçado, combinando com os sapatos e o cabelo, pode funcionar", afirma Alves.

Instado a opinar sobre os casos flagrados pela Gazeta em Caiobá, Silmar condenou apenas os senhores que usavam as pochetes penduradas no ombro. "Provavelmente eles não têm um referencial de moda, e usam apenas pela praticidade." Já a moça de biquíni com a mini-pochete estava ok, na opinião do estilista. "Ela montou um look de vanguarda, moderno, diferenciado, que foge do convencional. Mas tem que estar com o corpo em dia", ressalva.

Para o estilista, outra concessão é para quem corre na praia. "Já imaginou correr com carteira, chaves e um monte de coisas no bolso? E com uma pochete, você pode carregar tudo", comenta o estilista.

Já a designer e professora de moda Carol Macam acha tanto a pochete como a cartucheira "pesadas" para a praia. "A não ser se a pessoa estiver correndo, ou praticando outro exercício. Aí você pode usar aquelas maiores, com porta-água, para carregar seus objetos."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]