• Carregando...
Sede do Itamaraty, em Brasília: período de inscrições para a carreira de diplomata vai até 13 de dezembro | Xenïa Antunes /Creative Commons
Sede do Itamaraty, em Brasília: período de inscrições para a carreira de diplomata vai até 13 de dezembro| Foto: Xenïa Antunes /Creative Commons

O Instituto Rio Branco abriu as inscrições para quem pretende trabalhar na diplomacia brasileira. No concurso desse ano, são 108 vagas, sendo 5% delas reservadas para candidatos portadores de necessidades especiais. Para se candidatar, é necessário ter o ensino superior completo, em qualquer área. O salário inicial é de R$ 12,4 mil.Os aprovados passam por um curso de dois ano no instituto, período em que estudam e realizam estágios no Itamaraty. Ao fim do curso, eles passam a ocupar cargos nas embaixadas e consulados brasileiros em todo o mundo, trabalhando em aspectos específicos de representação, negociação, informação e proteção de interesses do Brasil no campo internacional.

"A ascensão do Brasil no contexto mundial indica um futuro bastante promissor para a profissão. A atuação do Brasil ainda deve crescer em diversos países, o que também deve demandar um aumento do corpo diplomático", diz o terceiro-secretário Tiago Wolff Beckert, que foi aprovado no último concurso.

Mais de 70% dos novos diplomatas têm entre 21 e 30 anos de idade, e muitos deles só foram aprovados no concurso depois da primeira tentativa. No ano passado, foram mais de 6 mil candidatos e a relação candidato vaga foi de 80 para 1.

Como se candidatar

As inscrições poderão ser efetuadas até 13 de dezembro no site do Cespe/UnB (www.cespe.unb.br). O valor da taxa de participação é de R$ 120. Candidatos de família de baixa renda que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar a isenção total ou parcial do pagamento da taxa no período de 9 a 13 de dezembro.

O organizador disponibilizará postos de inscrições com computadores para candidatos sem acesso à internet.

Etapas

A seleção compreenderá as seguintes fases: avaliações objetivas, provas escritas de português, provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de economia e de direito e direito internacional público, provas escritas de francês e espanhol. Os testes objetivos estão previstos para o dia 24 de janeiro de 2010 às 8h30 e às 15 horas.

A prova escrita de português está marcada para 21 de fevereiro, às 14 horas, enquanto as avaliações escritas das demais disciplinas serão realizadas no período de 24 de abril a 9 de maio. Por fim, nos dias 1º e 9 de maio, os candidatos farão os exames de francês e espanhol, etapa apenas classificatória. Todas as provas serão realizadas simultaneamente em várias cidades do país, inclusive em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]