Textos claros, curtos e objetivos são a regra da comunicação corporativa em meios eletrônicos.| Foto: Bigstock

Apesar das redes sociais e o WhatsApp já terem invadido o meio corporativo como ferramentas de comunicação, o e-mail segue como o mais utilizado e indicado para troca de mensagens de trabalho. No entanto, muitos profissionais importam alguns hábitos das mensagens pessoais para a rotina da empresa e acabam por cometer deslizes que comprometem sua imagem.

CARREGANDO :)

“Por meio de um contato virtual, nossa imagem pode ser percebida de uma forma positiva ou negativa. Ela ficará comprometida, por exemplo, se você enviar um e-mail corporativo sem pontuação correta, parágrafos, saudações e despedidas”, diz Samar Jordão, instrutora de etiqueta e postura corporativa e ouvidora geral da FAE.

Publicidade

Para garantir uma comunicação eficaz e adequada para o meio profissional, Samar Jordão e Licia Egger, consultora de imagem e etiqueta corporativa, dão algumas dicas. Confira:

Linguagem correta

Excesso de formalidade e distanciamento, como antigamente, já não é necessário, exceto em caso de contato com uma autoridade, o que exige certos protocolos. Mas é imprescindível utilizar a norma culta do português, sem gírias ou abreviações, e com uso da ortografia correta. Também é preciso ser cordial e educado. Para começar, um “olá” ou “boa tarde”, é simpático e adequado. No encerramento, pode ser um “atenciosamente”, “respeitosamente”, “até breve” ou mesmo “um abraço”. “Evite sempre mandar beijos, principalmente para alguém do sexo oposto, o que pode soar estranho”, alerta Licia.

Seja breve

É necessário ser sempre objetivo, começando pelo assunto do e-mail. Poucas palavras devem resumir o teor da mensagem e chamar atenção do destinatário. A mesma objetividade serve para o corpo do texto, indo direto ao ponto já nas primeiras linhas. “Se for um assunto que exige maiores explicações, o ideal é ligar para a pessoa, pois um e-mail muito longo pode perder a atenção e ficar esquecido”, explica Licia.

Resposta rápida

O e-mail é um meio de comunicação rápido e de fácil e frequente acesso, especialmente por causa dos smartphones. Por isso é indelicado demorar mais de dois dias para responder uma mensagem, a não ser em fins de semana e feriados. “Mesmo não tendo ainda uma posição sobre o assunto, retorne sinalizando que você esta em busca de uma solução”, recomenda Samar Jordão.

Atenção aos destinatários

A recomendação é que se preencha o campo do destinatário depois de revisar a mensagem, para não correr o risco de apertar algum botão e enviá-la sem querer, antes de estar completa. No caso de um e-mail para muitos destinatários, o ideal é incluir os endereços por ordem alfabética ou hierárquica, para evitar que alguém ache que foi lembrado por último. Outro cuidado é excluir uma conversa anterior que possa vir anexa a um e-mail encaminhado.

Publicidade

Revisão dupla

O corretor ortográfico e a falta de atenção podem pregar algumas peças. A recomendação é revisar a mensagem, desde o destinatário selecionado até a grafia das palavras e a concordância. Na diagramação, as especialistas recomendam uma fonte simples, letras minúsculas e em cor sóbria, nada de fontes infantis em tons extravagantes . “No mundo virtual, escrever o texto com letras maiúsculas é o mesmo que gritar. Se necessário destacar algo mais importante, use negrito ou itálico”, alerta Samar. Outra dica é ler com atenção à mensagem antes de responder. Na pressa, corre-se o risco de não entender o conteúdo e responder algo diferente do solicitado.

Seja profissional

Nunca é demais reforçar que um e-mail corporativo deve ser utilizado unicamente para assuntos profissionais, pois, além de ter a imagem da empresa vinculada, uma mensagem com assunto pessoal pode prejudicar o funcionário. Muitas companhias têm acesso às mensagens enviadas pelo seu servidor. Por isso, a dica é manter sempre um e-mail pessoal paralelo para este fim.