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Que tal começar um dia diferente, apenas conversando? Experimente trocar duas palavras com quem o cerca avaliando suas habilidades na comunicação profissional e inicie com a pergunta básica e elementar: "Você sabe o que eu espero de você, ou que expectativas tenho a seu respeito?" Que tal começar com sua equipe, colegas, superiores e subordinados, e por que não, a família? Será que seus filhos sabem o quanto certos detalhes da vida em comum lhe incomodam?

E você consegue assegurar que todos que estão em seu entorno de trabalho sabem exatamente o que você espera de cada um? Nossas experiências nesse sentido têm sido reveladoras, não surpreendentes, porque todos já sabemos que problemas da comunicação nas empresas atingem alto percentual nas pesquisas quando a questão básica é: você sabe o que o outro espera de você?

Temos realizado dinâmicas interessantes nesse sentido, porém quando pergunto às chefias se elas já falaram para seus subordinados sobre as dificuldades da unidade - exatamente aquilo que estão me repassando - a expressão invariavelmente é de um certo espanto!

Numa das vezes, após anos de trabalho no mesmo setor, embora tudo tenha evoluído, a gerência precisou refletir com ela mesma como objetivar numa frase o que queria para a unidade. Em outra situação apenas a pessoa que implantou uma nova metodologia de trabalho entendeu o processo. Uma diretoria nunca havia dito à sua equipe o que era a empresa, o que esperava de cada um, o que seria o seu grau de satisfação do cliente etc.

Ora, como alguém pode cumprir metas ou surpreender clientes internos e externos se não sabe o que deve fazer? As respostas elementares são esquecidas: o quê, por que, como e quando. Cada palavra dessas gera um item de trabalho.

As pessoas motivam-se muito mais se sabem a razão maior de sua atividade e elas sempre existem: pelo menos, na cabeça da chefia. Uma equipe produz muito mais se sabe o que faz, porque faz e onde pode chegar como equipe e setor, pois o grupo forma uma identidade na empresa e tem orgulho de seus resultados conjuntos e, além disso, esse resultado indica que há liderança. Todos precisamos de direção e quando ela nos é comunicada melhora-se o nível de satisfação, de realizações e de resultados.

Maria Christina de Andrade Vieira, empresária e escritora, autora de Herança (Ed.Senac-SP), Cotidiano e Ética: crônicas da vida empresarial (ed. Senac-SP).chris@onda.com.brwww.andradevieira.com.br

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