Os vinhos do tipo ícone e superpremiun, produzidos pela vinícola brasileira Miolo, foram premiados nos Estados Unidos, de acordo com informações divulgadas pela empresa nesta segunda-feira. O Lote 43, o Cuvée Giuseppe e o Quinta do Seival Castas Portuguesas receberam medalha de prata na Miami Internacional Wine Fair, feira de vinhos encerrada na semana passada.

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Trata-se da primeira premiação internacional do Lote 43 safra 2002. Os outros vinhos, lançados no ano passado, já receberam prêmios internacionais em Mendoza (Argentina), República Tcheca e República Eslováquia.

O mercado americano representa 46% das exportações da empresa, que este ano será de 324 mil garrafas, mais do que o triplo do ano passado, quando a Miolo vendeu para o mercado externo 94,4 mil garrafas. A empresa já exporta para 11 países.

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No dia 29 de setembro deste ano, a Vinícola Miolo também recebeu, durante o 100° Encontro de Mercado Exterior (Encomex), realizado em Porto Alegre, o Prêmio Destaque Exportação do evento.

Desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior, o Encomex objetiva estimular maior participação do empresariado brasileiro, em particular do micro e pequeno, no contexto internacional.

A empresa foi fundada no século 19 pelo imigrante italiano Giuseppe Miolo, no município gaúcho de Bento Gonçalves. Ao chegar ao Brasil, ele entregou suas economias em troca de um pedaço de terra no vale dos vinhedos, chamado Lote 43, não por coincidência, o nome do mais nobre vinho produzido pela Miolo, atualmente.

A empresa informa ter planejado seu futuro até 2012, por meio de um planejamento estratégico, elaborado em 2002 e que, dentre outras metas, prevê cerca de 1 mil hectares de vinhedos próprios; produção anual de 12 milhões de litros de vinhos finos; exportação de 30% de sua produção anual; e faturamento de R$ 150 milhões por ano.