• Carregando...

O primeiro-ministro do Egito, Kamal Al Ganzouri, nomeou neste sábado (3) Mumtaz Al Saeed como novo ministro de Finanças do país, segundo comunicado divulgado pelo governo. Al Saeed era vice-ministro na administração anterior, cujo gabinete renunciou na semana passada, após violentos protestos de rua.

Al Saeed será o quatro ministro de Finanças do Egito este ano. No comunicado divulgado pelo governo ele afirma que é "muito cedo para saber o destino" de um empréstimo de US$ 3,2 bilhões do Fundo Monetário Internacional (FMI), que o ministério negociou e depois rejeitou. O ex-ministro de Finanças, Hazem al Beblawi, disse recentemente que o país voltaria a negociar com o FMI.

O governo egípcio tem tomado empréstimos de bancos locais para financiar seu déficit no orçamento. Mas as reservas internacionais estão caindo e a taxa de juros nos empréstimos locais já ultrapassou 14%, ameaçando a estabilidade do câmbio e criando pressões para o país voltar a negociar com o FMI.

Saeed também disse que a definição de um novos salários mínimo e máximo é uma "prioridade" do novo governo e que eles espera que uma decisão sobre o assunto "dentro de um mês ou dois".

O premiê Ganzouri está nomeando uma série de novos ministros, após um violento levante na semana passada contra a junta militar que o governo o Egito desde a queda do ditador Hosni Mubarak. Mas todas as nomeações decepcionaram os manifestantes, que alegam que o primeiro-ministro, de 78 anos, parece estar tentando manter o poder do antigo regime. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]