• Carregando...
Rezende faleceu na quinta-feira | Flamma Comunicação
Rezende faleceu na quinta-feira| Foto: Flamma Comunicação

Foi sepultado no fim da tarde de ontem, em Maringá, o corpo do presidente da usina de açúcar e álcool Sabarálcool, Ricar­do Albuquerque Rezende. O empresário, de 58 anos, morreu no fim da tarde de quinta-feira em decorrência de dengue hemorrágica. O enterro do em­­presário ocorreu no Cemitério Parque.

Ontem, centenas de pessoas, incluindo lideranças empresariais e do setor sucroalcooleiro, passaram pelo salão de reuniões da prefeitura de Maringá, onde ocorreu o velório do empresário, que também era vice-presidente da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar) e diretor do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

Para o superintendente da Alcopar, Adriano da Silva Dias, a morte de Ricardo Rezende é uma perda irreparável. "O Ricardo foi um dos pioneiros do setor no Paraná, inclusive sendo um dos fundadores da associação, do qual foi o primeiro presidente. Teve uma atuação ímpar na relação com os governos, além de muito dinâmico e correto no que fazia, se tornando uma referência no setor", afirmou.

Rezende estava internado no Hospital Maringá havia sete dias com dengue. A diretoria do hospital informou que ele teve falência múltipla de órgãos em decorrência de dengue hemorrágica. O empresário deixou mulher e três filhos.

Trajetória

Natural de Sabará (MG), Ricardo Albuquerque Rezende era formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Iniciou sua vida profissional no Paraná, onde seus pais tinham uma propriedade, a Fazenda Sabará, localizada no distrito de Ivailândia, em Engenheiro Beltrão. Em 1982, o local que tinha como atividades principais o café e a pecuária deu lugar à destilaria de álcool Sabará S/A.

As atividades industriais da destilaria começaram efetivamente a partir de 1985, com uma capacidade nominal de produção de 120 mil litros por dia de álcool. Em 1994, a empresa realizou a primeira exportação de açúcar paranaense, com uma quantidade de 12 mil toneladas. Atualmente, a Sabarálcool tem uma capacidade de produzir diariamente 24 mil sacas de açúcar e 580 mil litros de álcool.

A frente da empresa, Rezende também teve participação em empreendimentos para embarque de álcool no Porto de Paranaguá. A Sabarálcool ainda obteve certificação de qualidade ISO 9001 e foi reconhecida como empresa Amiga da Criança e Amiga da Escola. Considerado uma importante liderança no setor, Rezende foi um dos fundadores da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar), entidade que presidiu em três ocasiões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]