A presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, afirmou hoje que acredita que a inflação no País já está sob controle. A empresária defendeu, no entanto, um pacto entre o governo e empresários para evitar aumentos de preços no País. "A inflação já está totalmente sob controle a partir deste mês", disse Luiza em entrevista após participar de um encontro sobre empreendedorismo feminino promovido pela Dell no Rio de Janeiro.

CARREGANDO :)

Segundo ela, já foi possível sentir uma queda do consumo por conta das medidas tomadas pelo governo para tentar frear o ritmo de crescimento da economia. "Em abril, houve uma queda no consumo de modo geral, que eu achei positiva. Mas não foi uma volta ao passado", declarou. Ela acrescentou que o resultado dessa estratégia veio mais rápido do que o esperado. "O governo tomou várias medidas, que até achávamos que iriam demorar (a surtir efeito), mas foi mais rápido", disse.

Sobre o pacto que propôs, ela afirmou que seria nos mesmos moldes de quando o governo resolveu reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como forma de incentivar o mercado interno e descolar o Brasil da crise financeira internacional. "Ele (o ex-presidente Lula) chamou todos os empresários para um pacto: reduziu o IPI e a gente não podia subir os preços." Luiza defendeu uma nova redução de impostos para produtos cujas matérias-primas estejam sofrendo elevação de preço, sem identificar quais seriam. "Essa mesma união temos que fazer agora."

Publicidade
Veja também
  • Consumo de gás natural sobe 8,2% em abril, diz Abegás
  • Investimento deve atingir 19% do PIB em 2011, diz Coutinho
  • Coutinho estima R$ 35 bi para etanol e açúcar até 2014