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rio – "Ih, o computador pifou! Será que ainda está na garantia?" Esta é uma pergunta comum – não só no caso de computadores, mas no de qualquer engenhoca eletrônica. A Lei de Murphy para a tecnologia reza que as coisas só "dão pau" definitivamente uma vez finda a garantia. Mas a coisa pode não ser tão simples assim. Dentro do computador pode haver peças com garantias diferenciadas e, não sabendo disso, o usuário pode estar desperdiçando processador, disco rígido e memória.

Bom, se você comprou seu micro numa loja idônea, com nota fiscal e tudo, deve saber quanto tempo tem de garantia. Em lojas como a Casas Bahia, por exemplo, é possível escolher o preço das prestações "configurando" o período de garantia. Elas ficam ligeiramente mais caras se o consumidor optar por dois anos de garantia (um da loja, outro do fabricante, pelo menos no caso da Positivo Informática). Mas nem todas as lojas oferecem garantia própria. No geral, é a do fabricante que vale, e ela costuma ser de um ano para o computador todo (CPU), por vezes com o monitor incluído. Esse é um caso comum nos microcomputadores ditos "de grife".

Montados

Entretanto, se o seu micro tiver sido montado, há uma boa chance de as peças terem períodos diferenciados de garantia. A rigor, isto pode acontecer também no micro de grife, mas no montado é mais comum.

As distorções no setor são comuns. Marco Antonio Vieira reclama: "Tente comprar um HD de 40 GB no site Boadica. Por exemplo, a Samsung do Brasil dá dois anos de garantia, mas são poucas as lojas que dão dois anos", diz.

As distorções nas garantias são frutos de uma série de fatores. Segundo o engenheiro eletrônico e autor de vários livros de tecnologia Laércio Vasconcelos, tudo depende do fato de o PC ser montado com peças legalizadas ou não, ou ainda com peças em esquema "box" (peças do varejo, que vêm na caixa) ou OEM ("original equipment manufacturer" – peças que são produzidas para o atacado). "As garantias de produtos comprados avulsos e depois montados são maiores", diz Laércio. Um processador Intel "box" oficial tem garantia de três anos. Já quando o processador vem no atacado, naquele esquema OEM, a garantia é menor (e por isso o preço cai), de um ano ou mesmo três meses.

O chamado "importabando" também influencia nessa hora, como explica Paulo Couto, diretor do site FórumPCs (www.forumpcs.com.br) e especialista em hardware. "Se o computador ou componente for comprado num ‘executivo de fronteira’, é bom lembrar que quem dá a garantia do produto dele é o fornecedor lá fora", diz Paulo. "E ele vai repassar ao comprador uma garantia de três meses, no máximo. Mesmo que esse produto seja um Seagate ou Samsung."

Os períodos de garantia variam muito conforme o tipo de peça. Um HD pode ter 90 dias a cinco anos, dependendo da marca.

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