• Carregando...
Depois de cair na malha fina anos atrás, Vágner passou a mandar a declaração sempre nos primeiros dias: se precisar, terá tempo para fazer retificações | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
Depois de cair na malha fina anos atrás, Vágner passou a mandar a declaração sempre nos primeiros dias: se precisar, terá tempo para fazer retificações| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

Cerca de 200 mil contribuintes em todo o Brasil se anteciparam e enviaram a declaração do Imposto de Renda até o fim da tarde de ontem, primeiro dia do calendário de entregas do exercício de 2012. O número representa 0,8% da base de contribuintes que deverão prestar contas ao Fisco e já supera o número de todo o primeiro dia de declaração no ano passado, quando 154 mil contribuintes enviaram seus dados. No Paraná, foram 7.625 documentos entregues até as 17 horas, o que representa 0,43% do total de declarantes no estado – novas atualizações só serão divulgadas hoje.

O contribuinte que se antecipar na entrega da declaração poderá receber a restituição ainda nos primeiros lotes, nos meses de junho e julho. O critério de pagamento das restituições obedece à ordem de entrega, mas o primeiro lote dá prioridade aos aposentados do INSS e contribuintes com mais de 65 anos.

Neste ano, pela primeira vez, a Receita antecipou em uma semana o prazo de lançamento do Pro­grama Gerador da Declaração (PGD) para que o contribuinte tivesse tempo para se familiarizar com o sistema e pudesse organizar seus documentos antes do início do prazo de entregas.

Lição aprendida

Aproveitando a novidade, o bombeiro Vagner Mar­chioto an­­te­cipou o preenchimento e foi um dos primeiros a enviar a de­­claração de 2012. "Todos os anos declaro nos cinco primeiros dias. Comecei a fazer isso há oito anos, depois de uma ocasião em que deixei para fazer tudo em cima da hora, mandei a declaração com erros, acabei caindo na malha fina e quase perdi a restituição", conta. Ele diz que a vantagem em antecipar o envio dos dados ao Fisco é poder retificar a declaração em caso de erros. "Além da vantagem de receber a restituição ainda nos primeiros lotes", garante.

O contribuinte diz ter preenchido toda a declaração sozinho há três dias e que pôde se familiarizar com o programa. "Na prática não mudou muito em relação aos anos anteriores. Fui preenchendo aos poucos e quando chegou o prazo já estava com tudo pronto", afirma. Para a lí­­der de Imposto de Renda da Ernst & Young Terco na Região Sul, Flávia Coêlho Leite, adiantar a declaração só traz vantagens ao contribuinte. "Quem se antecipa pode checar com calma os documentos, tem tranquilidade e, quanto antes envia, mais cedo sai a restituição", orienta. "Quem deixa para fazer tudo na última hora, além do risco de cometer erros no preenchimento, também pode enfrentar riscos de instabilidade nos servidores e perder o prazo por questões técnicas, ficando sujeito a multa", alerta. A multa para quem entrega fora do prazo é de no mínimo R$ 165,74 e no máximo 20% do imposto devido.

Para Flávia, a única vantagem possível de entregar a declaração no fim do prazo é receber a restituição nos últimos lotes corrigida pela taxa Selic, que tem um índice melhor que o da poupança. "Mas, para quem está precisando do dinheiro da restituição, o melhor mesmo é declarar mais cedo", recomenda.

Estabilidade

A Receita Federal não registrou congestionamento dos servidores ou lentidão no tráfego de dados no primeiro dia de entrega das declarações. "Neste primeiro dia tudo ocorreu de forma absolutamente normal, tanto no download do programa quanto no envio das declarações", garante o assistente da Supe­rintendência da Receita da 9.ª Região, Vergílio Concetta.

Tira-dúvidas

A partir da próxima segunda-feira, a Gazeta do Povo volta a publicar a coluna "Tira-Dúvidas", para esclarecer as questões dos contribuintes em relação ao preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2012. As perguntas serão editadas e publicadas nas edições de segunda-feira e no site http://www.gazetadopovo.com.br/economia/impostoderenda/

Fique de olho

No próximo dia 1º de abril vai circular a segunda edição do guia IR 2012 da Gazeta do Povo.

Serviço:

Envie sua pergunta, juntamente com seu nome completo e um telefone para contato, para o e-mail ir@gazetadopovo.com.br. As questões serão respondidas pelo advogado tributarista José Alexandre Saraiva e pelo consultor contábil João Trela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]