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O Procon-SP lançou ontem em seu site um guia para orientar o consumidor sobre recalls. A iniciativa foi motivada pela conclusão de um estudo da fundação, realizado em março, apontando que somente 17% dos consumidores de fato sabem o que é o recall e em que situações ele é obrigatório. A fundação também tem em seu site um banco de dados de recalls realizados desde 2002.

O objetivo do recall é corrigir o defeito de um produto detectado após ele ter sido comercializado e prevenir eventuais acidentes. A empresa deve avisar as autoridades a respeito da falha e convocar os consumidores mediante anúncios em jornal, rádio e televisão. A empresa terá de solucionar o defeito por meio de conserto ou troca do produto, ou até a devolução do valor pago pelo consumidor. O serviço deve ser totalmente gratuito, mas nem sempre o consumidor atende ao chamado da empresa – alguns, por falta de informações a respeito da necessidade do recall. Segundo a pesquisa, 72% dos consumidores acham que a convocação não é bem divulgada.

Serviço

A cartilha sobre recall pode ser acessada no site www.procon.sp.gov.br

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