• Carregando...

Em dezembro, começa a transmissão de sinais de TV digital no Brasil e, com ela, uma fase de transição que exigirá do consumidor paciência para entender o processo e mais envolvimento dos varejistas na hora de vender o televisor. E é neste período de adaptações tecnológicas e de ofertas de eletroeletrônicos que a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) está de olho.

A preocupação mais evidente da instituição está atual oferta de televisores de plasma e cristal líquido (LCD) , destacou o técnico do Procon-SP, Raul Dalaneze. O especialista informou que o órgão está acompanhando de perto o comportamento do mercado e que o consumidor terá um papel fundamental na fiscalização das ofertas. O Procon-SP orienta que o usuário que precisa adquirir um televisor, ainda neste fim de ano, cobre ajuda de um vendedor, verifique as informações que constam na caixa e no manual do equipamento, leia as informações que estão sendo divulgadas na mídia e, se preciso, entre em contato com a central de atendimento do fabricante do produto que deseja adquirir.

Segundo o técnico do Procon-SP, muitos varejistas estão oferecendo promoções tentadoras de televisores que podem não oferecer a melhor qualidade de imagem quando começarem as transmissões de TV digital em todo o país.

- O consumidor tem que conferir se o televisor tem todas as 'entradas' necessárias para receber este conversor que chegará ao mercado, e principalmente desconfiar de preços muito baixos - afirmou o especialista.

Assim como já alertou a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), em relatório que avaliou seis modelos de TVs à venda no mercado , o Procon-SP chama a atenção para a ausência de aparelhos habilitados - de fábrica - para receber o sinal de TV digital: mesmo os modelos de plasma e LCD que estão nas lojas vão precisar de um conversor (set top box) para reproduzir as imagens em alta definição de qualidade digital que chegarão à casa dos telespectadores, primeiramente em São Paulo.

- O consumidor tem que ter em mente que estamos vivendo uma época de transição e que, até o momento, não existem aparelhos habilitados de fábrica, com tecnologia nativa, para receber (o sinal da) TV digital. Eles vão existir, há este compromisso por parte dos fabricantes, mas ainda não há consenso com governo sobre o custo ou o padrão tecnológico destes aparelhos conversores e televisores adaptados, que devem chegar às lojas nas próximas semanas - alertou o técnico do Procon.

Dalaneze informou que o órgão está acompanhando de perto o comportamento do mercado, dos fabricantes e dos varejistas e que o consumidor terá um papel fundamental na fiscalização das ofertas. O Procon orienta que o usuário que precisa adquirir um televisor, ainda neste fim de ano, peça ajuda a um vendedor, verifique as informações na caixa e no manual do equipamento, leia as informações que estão sendo divulgadas na mídia e, se preciso, entre em contato com a central de atendimento do fabricante do produto que deseja adquirir. Segundo o técnico do Procon, muitos varejistas estão oferecendo promoções tentadoras de televisores que podem não oferecer a melhor qualidade de imagem quando começarem as transmissões de TV digital em todo o país.

- O consumidor tem que conferir se o televisor tem todas as 'entradas' necessárias para receber este conversor que chegará ao mercado, e principalmente desconfiar de preços muito baixos - afirmou o especialista.

Para que o consumidor precise apenas ligar um conversor de TV digital em seu televisor, é necessário que o equipamento seja capaz de reproduzir imagens acima do padrão de 1080 linhas (os televisores analógicos reproduzem o máximo de 500 linhas) e ainda possua uma conexão HDMI que, além de receber imagem com qualidade digital, consegue transmitir até seis canais de áudio.

- As dicas são para quem precisa muito trocar de TV neste fim de ano. Mas o que o Procon orienta é que o consumidor se cerque de cuidados e, quem não se sentir seguro, aguarde um pouco mais para adquirir, se for o caso, um televisor que já venha com este conversor embutido ou com antena interna de recepção de sinal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]