• Carregando...
Comparação com o ano passado mostra queda de 6,7% na produção de veículos |
Comparação com o ano passado mostra queda de 6,7% na produção de veículos| Foto:

A indústria automotiva registrou em setembro a 12ª queda consecutiva na produção de veículos, com diminuição de 6,7% em relação a agosto. A queda ocorreu por dois motivos: redução das exportações e paralisações dos trabalhadores em busca de melhores salários.

De acordo com a Anfavea (associação das montadoras), foram fabricados 275.305 veículos no mês passado, entre automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões.

A estimativa do presidente da entidade, Jackson Schneider, é que, por causa das greves, as empresas tenham deixado de produzir cerca de 20 mil veículos em setembro. "Horas extras podem ter recuperado parte disso, mas não tudo."

Na comparação com setembro do ano passado, houve queda de 8,4% na produção. Já nos nove primeiros meses do ano (2,3 milhões de unidades), a retração chega a 11,5%.

Apesar disso, pesquisa da FGV com a indústria aponta melhora ainda neste ano. O setor de material de transporte, que engloba montadoras e autopeças, é o que tem a melhor expectativa sobre a produção para o trimestre setembro a novembro na comparação com os três meses anteriores.

As exportações apresentaram queda de 6% ante agosto e diminuições ainda mais acentuadas ante o mesmo mês do ano passado (30,6%) e no acumulado do ano (42,8%).

As paralisações e a venda recorde em setembro – quando foram licenciados 308.718 veículos – também afetaram o estoque. Havia 171,6 mil unidades no mês passado, o que equivale a 17 dias de vendas.

Questionado sobre um provável aumento nos preços provocado pela volta gradual do IPI, pelos reajustes salariais e por uma possível elevação no valor do aço, Schneider afirmou que "a lógica diz que deve haver repasse de preço porque há uma pressão nos custos, mas o ajuste é uma decisão individual de cada empresa".

PeugeotA PSA Peugeot Citröen bateu recorde histórico de vendas mensais no Brasil no mês passado, com 15.876 carros de passeio e veículos comerciais leves das marcas Peugeot e Citroën. O total de vendas representa 45,5% de acréscimo em relação ao mês de agosto e 16,6% sobre setembro do ano passado, segundo nota da PSA Peugeot Citröen.

O recorde anterior do Grupo PSA no Brasil foi em julho de 2008, com a venda de 15.861 veículos das duas marcas. Os destaques de demanda no Brasil são os modelos Peugeot 207 e o Citröen C3, produzidos no país para o público brasileiro. Segundo o grupo, o desempenho de setembro reforça a posição da PSA como a quinta maior montadora do Brasil e primeira entre as fabricantes que se instalaram a partir dos anos 90.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]