• Carregando...

A produção industrial brasileira caiu 0,1% em abril ante março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Foi a primeira taxa negativa em seis meses.

O resultado supreendeu analistas, que esperavam crescimento. Analistas consultados pela Reuters estimavam um aumento mensal na produção das indústrias no país de 1,0%.

Em relação a abril do ano passado, houve, no entanto, crescimento de 6%, marcando a décima elevação e o melhor resultado desde junho de 2005 (6,4%). Nos quatro primeiros meses de 2007, a indústria nacional expandiu-se 4,3% em comparação a igual períododo ano anterior.Em 12 meses, IBGE informou acréscimo é de 3,3%

Nos últimos 12 meses, o IBGE informou acréscimo de 3,3%. O ligeiro recuo de março para abril resulta de um equilíbrio entre os 23 setores pesquiados: 12 expandem a produção e 11 apresentam queda, explicou o IBGE em nota.

Entre as indústrias que diminuíram a produção, os alimentos se sobressaem, com baixa de 1,9%, interrompendo uma série de cinco resultados positivos. Também merecem menção perfumaria, sabões e produtos de limpeza (-5,7%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (-3,4%) e refino de petróleo e produção de álcool (-1,2%).

Entre os setores que registraram crescimento, estão produtos químicos (2,3%) e bebidas (4,3%).

O IBGE ressalvou que abril teve dois dias úteis a mais do que o quarto mês de 2006. O organismo aproveitou para divulgar dados revisados do desempenho da produção industrial referentes a março (de 1,2% de crescimento para 1,3%) e a fevereiro (de elevação 0,6% para 0,5%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]