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 | Antônio More/ Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Estar em todos os meios foi a forma que o empresário Gustavo Krelling encontrou para divulgar sua empresa, a Tutu Ateliê de Sapatilhas. Sua formação em Jornalismo talvez seja um componente determinante para que ele tenha essa visão do papel e da importância de todos os meios de comunicação. Além de divulgar o produto em veículos impressos de grande circulação e credibilidade, ele também atua de maneira incisiva na internet.

No digital, as blogueiras de moda têm sido suas grandes parceiras. Tanto que a Tutu Ateliê de Sapatilhas lançou este mês, no dia 9, a nova linha de calçados desenvolvidos por blogueiras brasileiras. São quatro novos modelos, em duas cores diferentes cada, idealizados por Flávia Desgranges van der Linden, do blog Fashion Coolture (Criciúma -SC); Luisa Accorsi, do Sonhos de Crepom (Londrina-PR); e as blogueiras curitibanas Júlia Alcântara (Tudo Orna) e Melina Souza (Series of Serendipity).

Veja o que Krelling fala sobre a estratégia de marketing adotada pela empresa que ele mantém em sociedade com a designer de sapatos Fabiana Montalvão.

Por que a decisão de lançar uma linha de sapatilhas com a assinatura de blogueiras?

A Tutu Ateliê de Sapatilhas é uma marca que começou no meio virtual. Nossas vendas no primeiro ano de marca eram feitas exclusivamente pela internet, então, nossas principais ações privilegiaram esse meio de comunicação. Construímos muito da marca com o apoio de blogueiras que divulgaram o site da Tutu, que adicionavam com frequência nossas sapatilhas em looks diários e que acreditaram na proposta e identidade da marca. A decisão de lançar sapatilhas assinadas por blogueiras foi para trazê-las para mais perto da marca, promover uma interação, assim os leitores e seguidores delas também se aproximam mais da Tutu. As blogueiras, cada uma com seu estilo característico, são grandes influenciadoras e formadoras de opinião. Para a Tutu é uma honra fechar essa parceria. Na primeira parceria que a Tutu fez com a plataforma Fashion Sul (plataforma dos maiores blogs do Sul), trabalhamos apenas com blogs de Curitiba. Já nessa segunda parceria estamos trabalhando com blogueiras de fora de Curitiba também, já que a internet e a venda online te possibilitam chegar em vários locais. As blogueiras não tem projeção apenas em suas cidades de origem, elas têm projeção nacional, às vezes até internacional.

A expansão dos blogs de moda exige das lojas a busca por uma nova forma de comunicação com o consumidor?

Com toda certeza. Muitas vezes, elas podem não ter o mesmo público, em quantidade, de um grande veículo de comunicação. Mas são influenciadoras e confiáveis para seus leitores e seguidores. É um público fiel que está em permanente contato com as blogueiras.

Quanto por cento do sucesso de um produto pode ser atribuído à sua aceitação/divulgação pelas blogueiras de moda?

Os produtos divulgados por blogueiras são muito procurados, o resultado é imediato e significativo. Nós trabalhamos com blogueiras que confiam na marca. Elas têm um senso crítico sobre os produtos divulgados, essa crítica garante a elas credibilidade. Quando elas indicam o produto e uma marca, o público leitor passa a ter o aval de que se trata de algo de qualidade e todo mundo ganha com isso.

Como a Tutu Ateliê de Sapatilhas divulga seus produtos? Em que canais?

Trabalhamos com uma assessoria de imprensa que divulga todas as novidades para a imprensa de modo geral. As mídias sociais são importantes na divulgação de nossa marca, principalmente o Facebook e Instagram. O email marketing é outro recurso utilizado. E, por fim, como já mencionado, os próprios blogs.

Para a Tutu, qual é hoje a forma mais eficiente de divulgação dos seus produtos?

Percebemos uma divisão de meios de divulgação. Parte grande se dá pelo trabalho de assessoria de imprensa, que trabalha com veículos de grande circulação e credibilidade – como é o meio impresso. Por outro lado, temos a internet, que é rápida e pelas mídias sociais conseguimos saber instantaneamente a reação dos clientes sobre os nossos produtos.

A marca é bem segmentada. Como vocês chegaram no produto sapatilha, se basearam em algum tipo de percepção ou pesquisa?

Eu e minha sócia, Fabiana Montalvão, percebemos que as sapatilhas fazem parte do guarda-roupa feminino da mulher contemporânea. "Como a gente vivia sem elas?" – é questionamento frequente que ouvimos de nossas clientes. Isso se dá pelo conforto e beleza desse calçado. Não é algo que vai sair de moda! É uma peça clássica e que se tornou indispensável pelo conforto e versatilidade.

Como são desenvolvidos os produtos da Tutu?

A Tutu tem como característica um design atemporal. Não trabalhamos com o que está na moda nem com coleções divididas por estações, nossas sapatilhas são clássicas e versáteis. Lançamos sapatilhas novas com frequência, a cada dois meses aproximadamente. A Fabiana e eu decidimos os modelos e eles são produzidos em pólos calçadistas, por empresas familiares, o que garante um caráter artesanal ao calçado. Temos como objetivo da marca garantir elegância e bem estar para a consumidora.

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