• Carregando...
Imagem montada no Photosynt: programa procura similaridades e faz “colagem” |
Imagem montada no Photosynt: programa procura similaridades e faz “colagem”| Foto:

Quem já esteve debaixo da torre Eiffel, em Paris, ou à sombra do Cristo Redentor, no Rio, certamente tirou muitas fotos. Um serviço criado pelos Microsoft Live Labs permite aos usuários juntar todas elas para criar imagens em 306 graus, como se fossem tridimensionais. Assim o usuário-viajante-fotógrafo pode relembrar o que viu de vários ângulos, observar detalhes e até virar tudo de ponta-cabeça.

O Photosynth (http://photosynth.com), explora um novo conceito em visual. De acordo com o gerente de novas tecnologias da Microsoft Brasil, Galileu Vieira, o Photosynth analisa cada foto para encontrar similaridades com outras e usa esses dados para estimar onde a imagem foi tirada. O programa então recria o ambiente e compõe um cenário, como uma tela de pintura, sobre o qual as fotos são visualizadas. "O uso da ferramenta é ilimitado e está associado à criatividade de cada usuário", comentou o executivo.

Para montar uma imagem com fidelidade são necessárias muitas fotos. A Microsoft recomenda fotografar entre 20 e 300 vezes o objeto, por todos os ângulos possíveis – a quantidade de imagens necessária para compor o retrato em 360 graus vai depender do seu tamanho. O usuário deve então ir ao site do Photosynth, clicar em Criar e selecionar as imagens a serem usadas. Após nomear a criação, basta clicar em Synth, e o Photosynth automaticamente elaborará e fará o upload das imagens. Esse processo demora aproximadamente o mesmo tempo que levaria para postar imagens em um site de compartilhamento. Em seguida, é possível ver as fotos detalhadas em três dimensões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]