O número de consumidores endividados aumentou no mês de abril, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta quinta-feira (18) mostra que 62,9% das famílias declararam ter algum tipo de dívida em abril, contra uma fatia de 61,2% verificada em março. O porcentual de endividados também é maior do que o registrado em abril do ano passado (56,8%).

CARREGANDO :)

A inadimplência também subiu em abril. O número de famílias com contas em atraso cresceu de 19,5% em março para 21,5% neste mês. Mas ficou em patamar ainda inferior ao de abril de 2012, quando os inadimplentes somavam 23,0%.

Em abril, aumentou ainda o porcentual de famílias que se declararam sem condições de pagar suas dívidas: 6,7%, ante um montante de 6,3% em março. A pesquisa da CNC considera como dívidas as contas a pagar em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro.

Publicidade
Veja também
  • Inadimplência do consumidor sobe pela primeira vez no ano
  • Busca por quitação de dívida bate recorde, diz Serasa Experian