• Carregando...

Para aumentar a renda familiar quase metade da população economicamente ativa do Brasil ou anda fazendo muita hora extra, ou já tem mais de um emprego. Uma recente pesquisa sobre o mercado de trabalho no país feita da Universidade de Campinas (Unicamp) mostra que 4,2 milhões de brasileiros têm dupla ou tripla jornada. A procura pelo segundo emprego cresceu 57% nos últimos seis anos.

Tome-se o caso da professor Luciana Barbosa, que chega a trabalhar 17 horas por dia. Além de ensinar, ela promove festas e ainda grava comerciais para uma rádio. O corpo já dá sinais da sobrecarga. "Eu já parei no hospital com o rim meio paradinho, já dei convulsão, meu metabolismo não ficou legal durante muito tempo porque eu como muito pouco", conta.Renda diminui

Segundo o responsável pela pesquisa, o economista Márcio Pochmann, de 1999 a 2005 foram criados 21 milhões de empregos no país com remuneração inferior a dois salários mínimos e eliminados 6 milhões de postos de trabalho que pagavam mais. Saldo: 15 milhões de novos empregos com baixos salários.

"Nós temos perdido na renda do trabalho justamente porque o tipo de ocupação que vem sendo gerada no Brasil são, de forma geral, ocupações de baixa remuneração. De tal forma que os ganhos de produtividade que são gerados para o país terminem não sendo repassados para essas vagas que estão sendo geradas", explica o economista.

A pesquisa mostra ainda que sete milhões de aposentados e pensionistas continuam trabalhando. O mesmo levantamento constata que poderiam ser criados quatro milhões e meio de empregos no país se os trabalhadores não fizessem tantas horas extras e dupla jornada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]