Perspectiva ilustrativa do Catuai Shopping Center, cujas obras foram paralisadas três vezes: retomada autorizada.| Foto: Divulgação

Uma decisão da 3.ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4) permite que a BR Malls retome a construção do Catuai Shopping Cascavel, no Oeste do Paraná.

CARREGANDO :)

As obras estão paradas desde julho de 2015, por decisão liminar da desembargadora Marga Inge Barth Tessler, do TRF4. Na ocasião, ela atendeu a pedido da Associação Global de Desenvolvimento Sustentado (AGDS), que questionou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) homologado pela 2.ª Vara Federal de Cascavel.

Publicidade

Nesta terça-feira (14), no entanto, a 3.ª Turma do TRF4 decidiu que a AGDS – uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) com sede em São Paulo que figurava como assistente do Ministério Público Federal (MPF) – não tem legitimidade para atuar como parte do processo.

“Com a decisão, as obras poderão ser retomadas desde que obedeçam às cláusulas firmadas no TAC”, informou a assessoria de imprensa do Tribunal, em nota. O TAC firmado entre a BR Malls e o MPF em junho de 2015 ampliou as medidas de proteção ambiental do empreendimento.

Na ocasião, a BR Malls informou que mais de 70% das lojas já haviam sido comercializadas. Com investimento estimado em R$ 210 milhões, o shopping é o maior empreendimento imobiliário de Cascavel. O projeto prevê 199 lojas, cinco salas de cinema e quase 1,6 mil vagas de estacionamento.

Três paralisações

Antes do embargo mais recente, a construção do Catuaí havia sido paralisada em outras duas ocasiões – por decisões do TRF4 em setembro de 2013 e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em maio de 2014. O imbróglio tem a ver com os supostos riscos ambientais do empreendimento.