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Financiei um carro pelo Itaú e recebi um carnê para cinco anos, com o valor de parcela de R$ 622,11. Em julho, não consegui efetuar o pagamento via internet, fui até a agência e fui informada de que, por conta de uma taxa de boleto por folha ter sido excluída, minhas parcelas passariam para R$ 617,61. Em agosto, tentei novamente pagar via internet e apareceu uma mensagem dizendo para ir até a agência. Desta vez, o atendente me recomendou que pedisse uma segunda via do carnê, para que não tivesse de ir à agência toda vez que tivesse de pagar a fatura. Liguei na Itaucred e fui informada de que teria de pagar uma taxa de R$ 100 para ter essa segunda via. Agora, não tenho mais opção de pagar a taxa diluída ou de uma só vez. A retirada da taxa é falsa, visto que a taxa se mantém, ou no valor de mais ou menos R$ 4,50 por mês ou R$ 100 para a segunda via do carnê. Para pagar, preciso do carnê, e o carnê que tenho em mãos não serve para efetuar o pagamento da maneira que melhor me atende, que é via internet.

Luciana Dorta

Resposta

Informamos que a cobrança de R$ 4,50 por boleto se referia ao ressarcimento de custos existentes com a contratação dos serviços de cobrança da instituição bancária recebedora. Entretanto, em razão do surgimento da nova regulamentação do assunto, deixamos de cobrar a tarifa para os contratos registrados no CNPJ do Banco Itaú. Deste modo, a partir de julho de 2008, enviamos, para todos os nossos clientes que tinham operações nessas condições, uma carta explicativa, com as instruções de procedimento para exclusão dos R$ 4,50 do total a ser pago. Nestes casos, os clientes podem colocar no campo "desconto" o valor a ser abatido, ou colocar já no valor total a quantia com a dedução. Em último caso, pode ser solicitada uma nova via do carnê, já impresso sem a cobrança de R$ 4,50. Visando solucionar a questão de forma definitiva, emitimos para a cliente um novo carnê sem a cobrança da referida tarifa.

Atenciosamente, Superintendência de Ouvidoria e Apoio a Clientes Réplica

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Eu recebi a segunda via do meu carnê gratuitamente e rapidamente; isso foi muito bom. Porém, a atendente do Itaucred não tinha essa informação; quando liguei, ela disse simplesmente que eu não teria opção, que se quisesse um novo carnê teria de pagar os R$ 100. A comunicação não transmitiu à atendente a mesma informação que enviou a mim, como cliente. Esse, acredito, foi o grande "ruído". Infelizmente, a atendente não estava preparada e com informações suficientes para o atendimento. E se eu tivesse aceitado a afirmação conclusiva da atendente e pago os R$ 100, seria ressarcida? De qualquer forma, este mês já consegui quitar minha parcela rapidamente pela internet.

Luciana Dorta

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