• Carregando...

Mudança - Programa de maior audiência deixará emissora

Com a nova estratégia, a Clube AM abriu mão de seu programa de maior audiência, do Padre Reginaldo Manzotti, que teve cerca de 80 mil ouvintes em setembro, em audiência consolidada (pessoas que acompanham mais de 80% do programa), segundo dados do Ibope. O diretor de produção do Grupo Lumen, Armando Celia Jr., diz que a média de audiência da Clube AM foi de 10 mil ouvintes no mesmo período. "O segundo programa em audiência, o humorístico Sem Enrosco (que também saiu da programação), tinha 9 mil ouvintes." O programa de Manzotti vai para a Rádio Evangelizar (AM 1060), antiga Paraná, que foi cedida pelo grupo à Arquidiocese de Curitiba, da Igreja Católica. (MS)

A Rádio Clube AM 1430 é a primeira emissora afiliada da Rede Eldorado, do Grupo Estado. Desde segunda-feira, a emissora passou a retransmitir conteúdo da empresa paulista ao estrear uma nova programação que marca um reposicionamento de perfil. "Queremos fixar a imagem de rádio jornalística, com muito conteúdo, mas sem ser sisudo", diz Armando Celia Jr., diretor de produção do Grupo Lumen, que controla a Clube, com 83 anos de atividade. Programas religiosos dão espaço a novos jornais, enquanto a cobertura esportiva ganha o apoio da parceria que a Eldorado tem com o canal de TV a cabo ESPN Brasil. O objetivo é mudar o público-alvo da classe C para A e B.

A partir de janeiro, a rede deve chegar a Londrina (norte do estado), Criciúma (SC), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), de acordo com a executiva contratada para tocar o projeto, Regiane Santos. "Planejamos uma expansão da rede para AM e FM com afiliadas ou com venda de conteúdo pontual. Esta era uma demanda do próprio mercado e temos recebido o apoio de clientes, que agora podem aumentar seu campo de atuação", explica, sem revelar o investimento e quais são as rádios envolvidas na negociação. O Grupo Estado afirma que o formato de rede proporciona redução de custos e simplificação de comercialização de cotas de propaganda nacionais e locais.

A Clube, agora Rádio Clube Rede Eldorado, investiu na parte técnica e diminuiu a equipe esportiva, que "era imensa", nas palavras de Celia. "Agora temos outro enfoque, de jornalismo esportivo e não só mais futebol local", explica, sem revelar quais foram as mudanças no quadro de pessoal. Agora com 16 repórteres, a rádio vai receber o apoio do conteúdo produzido pelos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e pela Agência Estado, além de transmissões de campeonatos regionais, Brasileiro, as copas do Brasil, América, Libertadores, Sul Americana, amistosos da seleção e as eliminatórias da Copa do Mundo.

O Grupo Lumen faz parte da Associação Paranaense de Cultura, que controla a Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Além da Clube, o grupo tem uma repetidora da Rede Vida (programação religiosa), a emissora TV Lumen (de conteúdo educativo e afiliada ao Canal Futura) e as rádios Clube FM e Lumen FM.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]