A Bematech é especializada no fornecimento de serviços e equipamentos para automação do varejo| Foto: Henry Milleo / Gazeta do Povo

A Bematech, empresa paranaense de soluções de tecnologia para gestão comercial, alcançou uma receita líquida total de R$ 105,4 milhões no segundo trimestre deste ano, resultado 1% maior ao registrado no mesmo período do ano passado, em que a receita foi de R$ 104,5 milhões.

CARREGANDO :)

Considerando somente a chamada receita recorrente, o crescimento foi de 13,1% no segundo trimestre, alcançando uma receita de R$ 34,1 milhões, frente aos R$ 30 milhões registrados no mesmo período de 2014. A partir deste ano, a Bematech passou a apresentar em seu balanço os resultados individualizados nas três áreas que são o foco de atuação da empresa: varejo, food service e hospitality (que inclui os segmentos de hotéis e transportes terrestres).

Entre essas três verticais, o maior resultado alcançado foi em hospitality, que registrou uma receita de R$ 20,6 milhões – crescimento de 17,8% em comparação ao segundo trimestre do ano passado. Segundo o presidente da empresa, Cleber Morais, a atuação da empresa nesse segmento tem sido estimulada pela abertura de hotéis de médio porte em cidades do interior e também pelas Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. A Bematech também passou a atuar recentemente no transporte ferroviário, com a conquista de novos clientes no Brasil, México e Chile.

Publicidade

Dos R$ 20,6 milhões registrados no segmento, 79,7% referem-se a receitas recorrentes – evolução de 13,9% frente ao mesmo período do ano passado.

Investimentos e despesas

No segundo trimestre de 2015, os investimentos da Bematech somaram R$ 6,8 milhões, correspondentes a 6,5% da receita líquida total da companhia, valor superior aos R$ 3,6 milhões investidos no mesmo período do ano anterior.

Os custos cresceram 11,8% na comparação com o mesmo trimestre de 2014, levando a margem bruta para 36,1%, uma redução quando comparada aos 42,3% registrados no segundo trimestre do ano passado. As despesas diminuíram, alcançando R$ 32,8 milhões, 1,9% menor frente ao mesmo período de 2014.

Adaptação

Apesar da receita ter sido maior em hospitality, o maior crescimento foi na vertical de food service, com a receita subindo 41,1% e atingindo R$ 9 milhões. Na área de varejo, a receita subiu 7,2% em comparação ao mesmo período de 2014.

“Trabalhamos com uma estratégia de crescimento da receita recorrente. E basicamente vimos um trimestre de crescimento forte da Bematech, mesmo em um cenário econômico mais complexo. Temos todo um trabalho realizado, uma estratégia robusta de resiliência para aguentar essa fase (da economia)”, afirma Morais.

Publicidade

A Bematech já vinha de um período difícil no início do ano. A receita líquida total da companhia cresceu apenas 2,7% no primeiro trimestre, de R$ 95,4 milhões em 2014 para R$ 98 milhões neste ano. Com margens menores, o lucro líquido caiu 14,4% no primeiro trimestre, de R$ 12,3 milhões para R$ 10,5 milhões.

O mesmo movimento voltou a se repetir de abril a junho. No segundo trimestre, o lucro bruto foi de R$ 38 milhões, 14% abaixo do alcançado no mesmo período de 2014, refletindo custos mais altos e preços estagnados. Isso impactou o lucro líquido de R$ 8 milhões, 42,4% abaixo do segundo trimestre do ano passado.

Assim, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 15,2 milhões em comparação aos R$ 21,5 milhões alcançados no mesmo trimestre do ano anterior, representando um valor 29,1% menor. A margem passou de 20,6% para 14,5% no segundo trimestre de 2015.

Até o fim do ano passado, a Bematech registrava 13 trimestres consecutivos de crescimento – no último trimestre do ano passado, o avanço na receita havia sido de 13%. “O que de fato talvez tenha freado esse crescimento contínuo de resultados foi uma mudança brusca no cenário macroeconômico, onde tivemos variáveis fora de controle, como a desvalorização do real, o que traz alguns impactos dentro da Bematech. A outra variável foi essa crise de confiança que o Brasil teve na virada do ano passado para esse ano, que afetou muito o varejo”, afirma o diretor financeiro da empresa, Marcos Perillo.