• Carregando...

Até as 18h, a Receita Federal recebeu 10.200 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2006 (ano-base 2005). O prazo foi aberto às 14h desta quarta-feira e se prolongará até 28 de abril. De acordo com o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o primeiro dia de abertura do prazo "transcorreu de forma tranqüila".

Adir explicou que é normal haver congestionamento, principalmente nas primeiras horas, quando muitos contribuintes estão baixando o programa em seus computadores. Adir afirmou que o sistema da Receita trabalhou com folga. E reforçou que eventuais problemas de acesso à página da Receita podem estar relacionados à sobrecarga nos provedores e telefonia.

- São milhares de pessoas acessando um mesmo local e isso, naturalmente, gera congestionamento - observou.

A expectativa é que das 14h à meia-noite cerca de 30 mil declarações tenham sido entregues. No ano passado, no primeiro dia, a Receita recebeu 55 mil declarações.

- O resultado de hoje foi satisfatório, já que em 2005 o programa entrou no ar às 8h - comentou o supervisor.

A declaração deve ser feita por quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 13.968 no ano passado. Quem perder o prazo pagará multa mínima de R$ 165,74. A Receita estima receber cerca de 22 milhões de declarações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]