A zona do euro aprofundou ainda mais a recessão no quarto trimestre de 2012, registrando um resultado pior do que o esperado uma vez que as duas maiores economias da Europa, Alemanha e França, encolheram no final do ano passado.

CARREGANDO :)

O Produto Interno Bruto (PIB) nos 17 países da zona do euro recuou 0,6% no quarto trimestre, informou a agência de estatísticas da UE, Eurostat, após uma queda de 0,1% no terceiro trimestre. Na comparação com o mesmo período de 2011, o resultado foi ainda pior: queda de 0,9%.

Economistas consultados pela Reuters esperavam em média uma queda de 0,4%.

Publicidade

A Eurostat também registrou queda no PIB dos 27 países que integram o bloco europeu, incluindo os que mantém suas moedas nacionais, como o Reino Unido.

Neste grupo, a contração da economia foi de 0,5% em relação ao trimestre anterior e de 0,6% na comparação com o último trimestre de 2011. Os números apontam uma piora na situação do continente após o terceiro trimestre de 2012, quando o PIB da zona do euro havia caído 0,1%. Os resultados foram divulgados dias depois de os líderes da União Europeia fecharem um acordo inédito para reduzir o orçamento do bloco.

Veja também
  • PIB alemão fica abaixo das previsões no 4º trimestre
  • PIB preliminar da França recua 0,3% no 4º trimestre
  • PIB preliminar de Portugal recua 1,8% no 4º tri de 2012
  • PIB preliminar da Grécia tem contração de 6,0% no 4º tri
  • Taxa de desemprego na Grécia sobe a 27% em novembro