i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Mercado Financeiro

Recessão nos EUA mantêm investidores na defensiva e Ibovespa cai

  • PorReuters
  • 18/02/2009 16:15

Confrontados com novas evidências de aprofundamento da recessão nos Estados Unidos, os mercados de ações tiveram outro dia de perdas, movimento seguido pela Bovespa, que zerou os ganhos do mês.

Influenciado pelo efeito da queda das commodities sobre algumas das ações mais importantes do mercado doméstico, o Ibovespa caiu 0,43 por cento, aos 39.674 pontos.

Com reforço do exercício dos contratos de índice futuro, o giro financeiro somou 5,1 bilhões de reais.

Depois da derrocada das bolsas na véspera, que derrubou os principais índices de Wall Street para perto dos menores níveis em 14 anos, os investidores apoiaram-se no anúncio de um novo pacote anticrise nos EUA, este para o setor imobiliário, um motivo para ir em busca de pechinchas.

O plano de 275 bilhões de dólares do presidente Barack Obama visa a ajudar até 9 milhões de famílias a salvarem seus planos de hipoteca.

Mas esse fio de esperança logo se esvaiu após a divulgação de que a produção industrial e a construção de moradias nos EUA caíram mais do que o esperado em janeiro, reforçando a leitura de que a recessão no país está se aprofundando.

"Mesmo com todos esses pacotes do governo, está ficando claro para os investidores que não há solução de curto prazo para os Estados Unidos", disse Hamilton Moreira, analista senior do BB Investimentos.

Os principais índices de Wall Street fecharam perto da estabilidade, depois de oscilarem o dia inteiro sem definir uma tendência firme.

Já o Ibovespa, mesmo enxugando boa parte das perdas já nos últimos minutos do pregão, não conseguiu amortecer totalmente a pressão também exercida pela queda do petróleo sobre Petrobras, que caiu 1,93 por cento, para 25,89 reais.

Os bancos, também refletindo o mau humor global com o setor, acrescentaram peso ao índice. Banco do Brasil, que divulga seus resultados do quarto trimestre nesta quinta-feira, foi o pior do segmento, com queda de 1 por cento, a 13,51 reais.

"Há uma cautela maior do investidor com a Bovespa, porque o mercado doméstico está com alta acumulada no ano, ao contrário de Wall Street, que tem perda", acrescentou Moreira.

Vale evitou uma perda maior do índice ao subir 1,9 por cento, para 29,61 reais, um dia antes de a mineradora divulgar seus resultados do quarto trimestre.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.