• Carregando...
Portal divulga atualmente dez diferentes licitações na área de TI | Reprodução
Portal divulga atualmente dez diferentes licitações na área de TI| Foto: Reprodução

Serviço

Pessoas físicas, prefeituras e empresas de tecnologia podem se inscrever gratuitamente no Sistema UNI no link www.rede cidadedigital.com.br/uni_entrada.php.

Uma rede social que integra cidadãos, prefeituras e empresas de tecnologia. Lançado em fevereiro deste ano pela Rede Cidade Digital (RCD), iniciativa nascida em Curitiba que divulga e fomenta soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de todo o país, o Sistema UNI já reúne cerca de 400 usuários, incluindo 30 gestores municipais, que têm usado a plataforma para compartilhar experiências e iniciativas na área. Há duas semanas, a plataforma também passou a publicar avisos de compras e licitações de prefeituras do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso.

Para o diretor da RCD, José Marinho, a iniciativa promove economia aos cofres públicos, uma vez que, com mais concorrentes, é ofertada uma variedade maior de produtos e serviços, e os preços tendem a baixar. Por outro lado, a rede facilita o conhecimento das empresas sobre certames em andamento. Atualmente, por exemplo, o Sistema UNI está divulgando dez diferentes licitações em municípios dos três estados, todas envolvendo a contratação de serviços em TI.

Compartilhamento

Utilizando uma interface semelhante a outras redes sociais, como o Facebook, o portal apresenta um feed de publicações, onde qualquer usuário pode postar seu próprio conteúdo e compartilhar com os demais. As prefeituras podem se comunicar com mensagens diretas, como se estivessem em um chat.

"Isso permite a interação entre as duas pontas – prefeituras e empresas – e impacta na otimização desse mercado de TI. Por meio do sistema, as cidades podem conhecer projetos implantados em outros locais e encontrar uma rede de fornecedores, dentro de um processo licitatório, que é obrigatório", afirma Marinho.

Os usuários que representam prefeituras têm seus dados checados e confirmados pela equipe do portal para evitar fakes e um mau uso do nome do município. Feito o cadastro, o usuário pode acessar um mapa com mais de 500 localidades de todo o país onde há políticas públicas voltadas à inclusão digital. As prefeituras com perfis no UNI possuem destaque no mapa e podem atualizar por conta os dados de suas iniciativas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]