• Carregando...
Fila durante promoção em 2011: neste ano, as redes também farão a queima do estoque em suas lojas on-line | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Fila durante promoção em 2011: neste ano, as redes também farão a queima do estoque em suas lojas on-line| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Programe-se

Confira a programação das liquidações de início de ano das principais redes varejistas. Em seus anúncios, lojas prometem descontos de até 70% em milhares de itens:

Magazine Luiza

Quando: dia 6 (sexta-feira), a partir das 6 horas

Onde: lojas físicas

Desconto: até 70%

Casas Bahia

Quando: até dia 6 (sexta-feira) ou enquanto durarem os estoques

Onde: lojas físicas

Desconto: até 70%

Walmart e BIG

Quando: até dia 8 (domingo)

Onde: lojas físicas

Desconto: de 15% a 70%

Fnac Curitiba

Quando: até 22/1

Onde: loja física (ParkShopping Barigüi)

Desconto: até 70%

Extra.com.br

Quando: até dia 8 (domingo)

Onde: loja virtual

Descontos: ofertas em diversos itens. Índice máximo não informado.

PontoFrio.com.br

Quando: até dia 5 (quinta-feira)

Onde: loja virtual

Descontos: ofertas em diversos itens. Índice máximo não informado.

CasasBahia.com.br

Quando: até dia 5 (quinta-feira)

Onde: loja virtual

Descontos: ofertas em diversos itens. Índice máximo não informado.

ParkShoppingBarigüi

Quando: já em vigor; prazo final varia de acordo com o lojista.

Lojas participantes: 37

Desconto: de 30% a 70%

Obs: As promoções não são vinculadas ao shopping, que promove a "Liquidação do Lápis Vermelho" na primeira semana de fevereiro.

Shopping Crystal

Quando: já em vigor; prazo final varia de acordo com o lojista.

Lojas participantes: a maioria

Desconto: entre 10% e 60%

Mueller

Quando: fevereiro

Lojas participantes: a definir

Desconto: até 70%

Estação

Quando: de 2 a 5 de fevereiro

Lojas participantes: 120

Desconto: até 70%

Fonte: Redes

As megaliquidações de janeiro devem movimentar milhões de reais, queimar os estoques que resistiram às compras de Natal e atrair milhares de compradores nos próximos dias. Para alguns consumidores, já virou "tradição" passar horas nas filas em frente às lojas na primeira semana de janeiro para aproveitar descontos que, segundo as redes, chegam a 70%.

Antes restritas às lojas físicas da rede Magazine Luiza, esse tipo de saldão passou a integrar o calendário oficial do varejo brasileiro. Atualmente, várias outras redes também promovem suas queimas de estoque, algumas inclusive exportando a prática para o mundo virtual.

Em sua 19.ª edição, a liquidação do Magazine Luiza ocorrerá em 105 lojas da rede no Paraná – incluindo as 31 unidades recém-inauguradas, adquiridas da rede Baú –, que abrirão as portas às 6 horas da próxima sexta-feira.

Segundo a empresa, mais de 3 milhões de produtos dos setores de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, utilidades domésticas, brinquedos e informática entrarão na promoção.

Para tentar se antecipar e alavancar as vendas, a rede Extra adiantou seu saldão para o dia seguinte ao Natal. Segundo a empresa, as vendas de eletroeletrônicos superaram em 35% a promoção realizada no mesmo período de 2010. Agora, a empresa decidiu prorrogar a liquidação na linha de eletroeletrônicos até o próximo dia 8 nas lojas físicas e na loja virtual. A expectativa é de que as vendas superem em mais de 10% a promoção anterior. Entre os itens promocionais, a rede anuncia o televisor LED a partir de R$ 999 e refrigerador inox por cerca de R$ 1,3 mil.

Os hipermercados BIG e Walmart também promovem seu saldão até o próximo domingo, com mais de 300 itens apenas no departamento de eletroeletrônicos e descontos que variam de 15% a 70%. O saldão ocorre em todos os hipermercados da rede e também inclui produtos de informática, utilidades domésticas e vinhos. As redes Ponto Frio e Casas Bahia também fazem suas promoções nas lojas físicas e virtuais.

Além das grandes redes varejistas, lojas de alguns dos shoppings da capital também entraram na onda do "saldão", com a mesma estratégia do "até 70% de desconto" em vestuário, acessórios e perfumaria.

A rede de livrarias Fnac também promove até o dia 22 uma liquidação de 2 mil produtos nos setores de informática, telefonia, som e imagem, livros, CDs, DVDs, blu ray e games.

Evitar o impulso

Apesar das ofertas aparentemente tentadoras, o Procon-PR orienta o consumidor a ter cautela para evitar compras por impulso ou endividamento desnecessário.

A coordenadora do órgão, Claudia Silvano, lembra que nem sempre o preço anunciado realmente está mais baixo que o praticado pelo mercado. "Daí a importância da pesquisa de preços, bem como das condições de pagamento", alerta.

Ela lembra que a liquidação não anula os direitos do consumidor de reclamar por defeitos no produto. No caso das compras virtuais, há a possibilidade de arrependimento no prazo de sete dias a contar do recebimento do produto.

Interatividade

Você deixou de comprar no Natal para aproveitar as liquidações de início de ano?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]