• Carregando...

A quem se aplica

Veja quais são os setores atingidos pelo decreto que regulamenta os call centers. As regras passam a valer em dezembro e não se aplicam a serviços de telemarketing – apenas aos SACs.

- Bancos

- Cartões de crédito e serviços financeiros

- Companhias aéreas

- Empresas de telefonia móvel e fixa

- Operadoras de TV por assinatura

- Planos de saúde

- Empresas de transportes terrestres

- Companhias de água e energia

Fonte: DPDC

Antes que a primeira pedra contra os call centers seja atirada pelo consumidor mais afoito, vale o alerta: o decreto que regulamentou estes serviços, assinado no início do mês pelo presidente Lula, não vale para todas as empresas. As regras se aplicam apenas a serviços de setores regulados pelo poder público, como bancos, companhias aéreas e planos de saúde – o que não inclui, por exemplo, call centers do varejo ou da indústria.

A restrição está prevista nos artigos 1 e 2 do decreto, que também esclarecem que a regulamentação diz respeito apenas aos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs), responsáveis por resolver as demandas daqueles que já são clientes – o telemarketing, portanto, voltado à conquista de novos consumidores, também fica de fora desta lei.

Entre as regras do documento, estão a gratuidade das ligações, a existência da opção de atendimento pessoal em todos os menus eletrônicos, a possibilidade de cancelamento imediato de um serviço ou produto, a proibição da repetição do problema após o registro do primeiro atendente e a resolução das demandas em até cinco dias úteis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]