• Carregando...

Uma cidade britânica conhecida por suas vacas de concreto, Milton Keynes, vai se tornar uma das mais avançadas do Reino Unido em termos tecnológicos, depois de anunciar que será o primeiro município do país a oferecer uma rede de banda larga sem fio WiMax.

A Samsung informou que vai colocar o WiMax em vários aparelhos eletrônicos, de televisores e players de MP3 a filmadoras, em 2008, enquanto Motorola informou que vai inserir a tecnologia em conversores de TV e telefones.

A Pipex, uma empresa de telecomunicações, formou uma joint-venture com a Intel e deve oferecer cobertura WiMax - uma tecnologia de rede sem fio derivada do popular padrão WiFi de curto alcance, mas que é capaz de cobrir quilômetros, em certas áreas de Milton Keynes. Os dois sistemas usam frequências de rádio, em lugar de cabos convencionais, para transmitir Internet.

Uma fonte próxima à Pipex informou que a empresa anunciará o lançamento de seus planos em cerca de quatro semanas.

Steven Jewell, diretor de tecnologia da informação em Milton Keynes, informou que o acesso WiMax será lançado gradualmente na cidade.

- Milton Keynes provavelmente será o primeiro local para um teste prático da tecnologia WiMax no Reino Unido - disse Jewell.

- Os sinais serão enviados a diversas partes de Milton Keynes -não haverá cobertura da cidade inteira, no início - disse.

Miton Keynes é famosa no Reino Unido por suas estátuas de vacas de concreto, que os planejadores decidiram instalar quando a cidade foi construída, nos anos de 1970.

Para as pessoas interessadas em acesso móvel à Internet, a tecnologia WiMax é vista como uma das principais alternativas às redes celulares de terceira geração (3G) pelas quais as operadoras de telefonia móvel de toda a Europa pagaram licenças no valor combinado de 100 bilhões de euros (128 bilhões de dólares), seis anos atrás.

A Airspan Networks, uma empresa norte-americana que está testando o sistema WiMax para a Pipex, deve instalar as antenas para o projeto bancado pela Pipex.

"Existe investimento interno pela Pipex, nesta ocasião, para pagar pelas antenas", disse Jewell.

A Pipex anunciou que planeja lançar redes WiMax em oito cidades britânicas até 2008, com destaque para Londres e Manchester. A empresa não revelou o custo planejado para o projeto.

Situada a cerca de 95 quilômetros de Londres, Milton Keynes está atrás da maioria das cidades britânicas em termos de acesso rápido à Internet depois que decisões tomadas durante a rápida expansão do município nos anos de 1980 levaram à instalação de cabos de alumínio de baixa qualidade em vez de cabos de cobre.

A tecnologia WiMax é considerada uma solução para o problema, pois pode dar aos 220 mil moradores da cidade acesso rápido à Web sem terem que contar com operadoras de telefonia relutantes em bancar atualização dos cabos.

No início deste mês, a operadora norte-americana de telefonia móvel Sprint Nextel tornou-se a primeira importante empresa de telecomunicações a apostar dinheiro no WiMax. A empresa se comprometeu em investir 3 bilhões de dólares para construir uma rede compatível com a tecnologia depois que Motorola, Samsung Electronics e Intel concordaram em desenvolver telefones, aparelhos e chips compatíveis com o padrão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]