O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que programa de subsídio a montadoras vai focar em caminhões e ônibus.| Foto: André Borges/EFE.
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O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (5) que o programa de subsídio à indústria automotiva foi repaginado para atender prioritariamente ônibus e caminhões. A declaração, sem mais detalhes, foi feita antes de uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB).

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“A gente repaginou o programa. Ele ficou mais voltado para transporte coletivo e transporte de carga, mas o carro também vai ser contemplado”, disse a jornalistas. O ministro afirmou ainda que falará com Lula sobre o Desenrola, programa de renegociação de dívidas prometido desde a campanha eleitoral e que o governo espera lançar em breve.

No último dia 25, Alckmin anunciou um programa de incentivo fiscal para baratear carros novos de até R$ 120 mil que atendam a critérios de eficiência energética e de conteúdo local. Na ocasião, o vice-presidente disse que a medida consistiria em cortes de IPI, PIS e Cofins que levariam a reduções de 1,5% a 10,96% no valor final dos veículos.

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Os detalhes dos benefícios, no entanto, ficaram para um segundo momento, na dependência de um parecer da equipe de Haddad. Economistas ouvidos pela Gazeta do Povo consideram que o programa deve ter efeito discreto sobre a inflação e baixo resultado econômico e social.

Na última quinta-feira (1º), o titular da Fazenda afirmou que a iniciativa havia sido “redesenhada” e que seu custo não chegaria a R$ 2 bilhões. Citando pessoas envolvidas na discussão do projeto, o jornal “O Estado de S.Paulo” diz que a desoneração será substituída por um bônus de R$ 2 mil a R$ 8 mil ao consumidor na nota fiscal da compra. O valor seria compensado posteriormente pelas montadoras como crédito tributário, ainda segundo o jornal.

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