• Carregando...

Termina amanhã o prazo para reserva das debêntures (papéis de dívida privada que rendem juros) do BNDESPar, braço de participações do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O investimento é indicado para pessoas avessas à bolsa.

Os papéis tem baixo risco e terão retorno pouco acima dos juros pagos pela dívida do governo – 10,75% nos papéis pós-fixados (Selic). A expectativa é que os papéis prefixados do BNDES tenham juro próximo de 11,5% ao ano – quanto maior a procura, menor a taxa prefixada. Outra vantagem é não pagar taxa de administração dos fundos, que chegam a comer até 30% do ganho integral da aplicação. O investimento mínimo é de R$ 1.000 (preço de uma debênture), e o máximo, de R$ 500 mil (500 papéis).

A principal desvantagem é a liquidez ainda reduzida para quem pretende resgatar a aplicação antes do prazo. Em caso de resgate, o aplicador costuma aceitar um desconto alto, que corrói boa parte do rendimento. No Tesouro Direto, por exemplo, as taxas dos papéis são menores, mas o investidor pode vender os papéis toda quarta-feira.

Na oferta do BNDES, o investidor pessoa física terá prioridade para receber 35% dos papéis antes dos fundos de investimento, o que reduz a chance de rateio. Para comprar as debêntures, o investidor precisar ter conta em uma corretora de valores como a do banco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]