• Carregando...
Disputa de esgrima entre Mario e Tails: controle deve ser usado como se fosse o florete olímpico | Fotos: Divulgação
Disputa de esgrima entre Mario e Tails: controle deve ser usado como se fosse o florete olímpico| Foto: Fotos: Divulgação

Ficha técnica

Mario & Sonic at the Olympic Games

Plataforma – Wii

Distribuição – Synergex: (11) 4133-1313

Preço – R$ 220 (em média)

Detalhes – O game que marca o encontro dos grandes rivais também conta com uma versão para o portátil da Nintendo

Quem diria que os maiores rivais da década de 1990 um dia dividiriam o mesmo game? Mario & Sonic at the Olympic Games é uma celebração do espírito olímpico, ao mesmo tempo que serve de poderoso caça-níqueis – aquele tipo de jogos feito com a clara intenção de faturar em cima de algum evento ou moda.

A proposta do jogo é reunir em uma animada competição esportiva os maiores ícones da Sega e da Nintendo. A equipe da Nintendo conta com Mario, Luigi, Wario, Waluigi, Bowser, Daisy, Yoshi e a Princesa Peach. A da Sega, com Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Blaze, Vector, Dr. Eggman e Shadow. Também é possível jogar usando seu Mii, o avatar digital que é uma das marcas do Wii.

A Sega também é responsável pelo jogo oficial da Olimpíada de Pequim, o que em parte explica o capricho nos detalhes. As pistas de atletismo, a piscina, a área de tiro, tudo tem algum tipo de menção direta à Olimpíada, como os mascotes aplicados nos letreiros. E as provas esportivas são muito mais caprichadas do que se poderia esperar de um jogo voltado diretamente para crianças.

São vinte modalidades esportivas e todas exploram os controles bacanas do Wii. Não basta apenas apertar os botões. Para seu personagem progredir, você precisa efetivamente mexer o corpo. E o que poderia ser uma tentativa frustrada de interação acaba sendo um deleite. Como as provas são curtas e os controles variados: o jogador precisa sacudir, girar, erguer e até sincronizar o Wiimote com os movimentos que aparecem na tela.

A esgrima é uma das mais interessantes. O jogador precisa empunhar o controle como se fosse um florete, e o seu movimento é repetido na tela. Os saltos também são divertidos. Para fazer as diferentes evoluções no ar, é preciso girar o controle. São movimentos simples, mas a forma como são utilizados pelo jogo, com sutileza, dão um brilho especial ao ato de jogar. O único problema: diferente de Wii Sports, que não exige do jogador precisão cirúrgica nos movimentos para não prejudicar a diversão, Mario & Sonic é bastante exigente, o que pode gerar uma certa frustração nas duas primeiras horas de jogo Mas nada que um pouco de treino e paciência não resolva.

Graficamente, o jogo é competente. A Sega não costuma errar no visual e a Nintendo, então, toma mais cuidado ainda – tudo o que envolve o personagem Super Mario é vigiado de perto para não fugir do alto padrão da gigante japonesa.

Adequado a todas as idades, Mario & Sonic é um jogo de festa. Como é despretensioso – o objetivo não é ser um jogo "sério" de esportes, mas uma forma lúdica de despertar a vontade de praticar as modalidades olímpicas e exercitar a percepção –, esse papel lhe cai como uma luva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]