O Banco Central da Rússia elevou as principais taxas de juros em 1,5 ponto porcentual, o maior aumento desde março, ao ressaltar o aprofundamento dos custos econômicos diante das sanções contra o país e da queda dos preços do petróleo.

CARREGANDO :)

A autoridade monetária russa elevou a taxa básica de juros para 9,5%, de 8%. A taxa de depósito foi aumentada para 8,5%, de 7%, enquanto a taxa de recompra, que serve como um teto para as taxas do mercado monetário, passou para 10,5%, de 9%. A próxima reunião do conselho está marcada para 11 de dezembro.

O banco central, que elevou as taxas pela quarta vez neste ano, disse que prevê que a inflação anual permanecerá acima de 8% até o primeiro trimestre de 2015 e que o crescimento econômico ficará perto de zero no quarto trimestre deste ano e no início do ano seguinte. Inicialmente, o banco central tinha como alvo uma inflação de até 6,5% em 2014.

Publicidade

Em resposta inicial a medida, o rublo se fortaleceu contra o dólar, mas logo voltou a cair forte. Às 9h (de Brasília), o dólar subia 1,66%, a 42,2936 rublos.

Veja também
  • Bolsas asiáticas fecham em alta após anúncio do Banco do Japão
  • PT rechaça ideia de ministro da Fazenda ortodoxo
  • Alta do juro amplia ganhos de aplicações em renda fixa