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Pesquisa aponta que 41% dos seis mil entrevistados já perderam pontos que expiraram | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Pesquisa aponta que 41% dos seis mil entrevistados já perderam pontos que expiraram| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Ofertados desde por grandes companhias aéreas e até por barraquinhas de cachorro-quente, é praticamente impossível passar imune aos programas de fidelidade. O que boa parte dos clientes esquece, entretanto, é que para ter acesso ao benefício não basta simplesmente acumular pontos. É preciso, principalmente, trocá-los antes que expirem.

Dados de uma pesquisa realizada no ano passado pela CVA Solutions apontam que 41% dos mais de seis mil entrevistados em todo o país já perderam pontos sem resgatá-los. “Isso é mais comum do que se imagina. Geralmente as pessoas acabam se filiando a diversos cartões, do mercado ao posto de gasolina, e se esquecem de como os programas funcionam”, explica Altemir Farinhas, consultor de finanças pessoais e educação financeira.

Por isso, vale ficar atento aos termos do contrato e às datas de validade dos pontos acumulados, que podem dar aquela força no orçamento doméstico nestes tempos de economia difícil. Confira outras dicas dos especialistas para gerenciar e otimizar a utilização dos pontos.

Acesso

Facilitar o acesso às informações dos programas de fidelidade é o primeiro passo para garantir a melhor gestão dos pontos. Assim, a orientação de Farinhas é para que se utilize o mesmo login e senha para todos os cartões aos quais a pessoa está vinculada. “Vai ser difícil lembrar de todos os acessos se a pessoa tiver um cadastro para cada cartão”, explica.

Traçar metas

Definir um objetivo para o uso dos pontos é outra dica que otimiza seu resgate. Ter em mente o produto que se deseja adquirir faz com que a pessoa saiba de quantos pontos precisa para “comprá-lo” e fique atenta para realizar a troca assim que o saldo permitir. “Sem objetivo os pontos desaparecem porque a pessoa nem sabe para que está acumulando”, afirma Farinhas.

Coalizão

Transferir os pontos de diferentes cartões para um único programa de coalizão é outra recomendação dos especialistas. Isto ajuda a utilizar pequenos saldos – que sozinhos não teriam valor para serem resgatados – e resulta em um montante que pode possibilitar a troca por uma recompensa mais “cara”. “Existem diversas empresas, como Multiplus, Smiles e Dotz, que recebem os pontos. A coalizão é uma vantagem para o cliente”, afirma Sandro Cimatti, diretor geral da CVA Solutions.

Pesquisar para trocar

Com a meta traçada, pesquise o “valor” do produto para acompanhar sua evolução. Dessa forma, quando o saldo for suficiente para a troca, você poderá avaliar se o “preço” baixou ou se vale a pena esperar um pouco mais para adquiri-lo. “Essa dica vale especialmente para as passagens aéreas”, orienta Farinhas.

Programa-se

Se o objetivo for trocar os pontos por milhas aéreas, defina com antecedência a data da viagem e troque os pontos assim que forem suficientes para o destino. Isso garante a passagem, além de bons assentos. Prestar atenção ao calendário também pode ajudar a reduzir gastos com presentes de Dia das Mães e dos Namorados, por exemplo, que podem ser adquiridos com pontos.

Fidelidade limitada

Se você sempre abastece o carro em postos com a mesma bandeira ou almoça com frequência em determinado restaurante vale a pena participar dos seus programas de fidelidade. Para os casos em que a compra é esporádica ou o motivo de visitar a loja é exclusivamente o cartão, os especialistas afirmam que a fidelidade não trará vantagens. Controlar muitos cartões dá trabalho e compras dispersas não costumam acumular muitos pontos.

Leve a fidelidade com você

Ser fiel à uma empresa não significa andar com a carteira recheada de cartões. Quando o programa não exigir o cartão para o cadastro dos pontos, basta anotar o código no celular para apresentá-lo no caixa ou no check-in. “Outro erro comum é a pessoa deixar para registrar os pontos posteriormente pelo site da empresa. Ela dificilmente terá tempo ou disposição para fazer isso e acabará perdendo”, acrescenta Farinhas.

Controle

Verificar uma vez por mês a validade e o saldo dos pontos é suficiente para manter o controle do programa de fidelidade. Cimatti explica que a tarefa dá um pouco de trabalho na primeira vez, mas que depois a pessoa se acostuma a realizá-la.

Gasto extra

Não exagere nos gastos com os cartões para acumular mais pontos. Os especialistas afirmam que não compensa mudar sua rotina de consumo apenas para atingir o saldo necessário para a troca por algum produto. Os pontos dos programas devem ser encarados como um bônus decorrente do consumo “natural”.

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