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A Seara Alimentos fechou contrato com a transportadora América Latina Logística (ALL) para substituir o modal de transportes de 50% de sua produção: do rodoviário para o ferroviário. A operação vai envolver o carregamento de 400 contêineres – ou 10 mil toneladas de frango –, entre outros produtos refrigerados, das unidades da Seara em Nuporanga (SP), Jacarezinho (PR), Sidrolândia e Dourados (MS) até o Porto de Paranaguá.

O transporte no trecho inicial, das unidades até o Terminal de Cambé, da ALL, será feito por caminhões. No terminal, os contêineres refrigerados receberão um "reforço de frio" por 10 horas, e serão transbordados para as locomotivas. No meio do caminho, os contêineres receberão nova "recarga de frio" e serão desanexados de uma locomotiva e anexados a outra, para então seguir até o porto.

Na operação anterior, realizada totalmente pela rodovia, as cargas tinham o porto de Itajaí (SC) como destino final. Segundo o líder de logística da Seara, Lio Macedo, a alternativa do embarque em Paranaguá e do uso da ferrovia nasceu da necessidade de se reduzir custos e diminuir riscos da operação. "Buscamos inovar em nossa operação, para aumentarmos a eficiência e, conseqüentemente, a satisfação de nossos clientes finais", finaliza.

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