• Carregando...

O Sebrae pretende orientar cerca de 400 mil pessoas no Paraná até a próxima sexta-feira, dentro do programa Semana da Pequena Empresa. A entidade está oferecendo, gratuitamente, palestras e consultorias especializadas em 72 municípios paranaenses, em comemoração ao Dia da Pequena Empresa, que é no próximo dia 5. No evento serão apresentadas soluções para quem pretende abrir um negócio próprio e para quem já é empresário. Na sede do Sebrae em Curitiba, onde ocorre a maior parte da programação, também estão presentes algumas instituições bancárias que oferecem linhas de crédito e financiamento para empreendedores.

Este é o segundo ano consecutivo da Semana da Pequena Empresa no Paraná, mas a estrutura atual é muito maior: em 2006, apenas seis municípios participaram do evento. De acordo com o superintendente do Sebrae-PR, Allan Campos Costa, a intenção é levar informação a um número cada vez maior de pessoas. Pesquisas promovidas pela instituição mostram que, entre as empresas que fecham as portas com menos de dois anos de funcionamento, nenhuma procurou entidades de apoio como o Sebrae. "Com um evento como este, contribuímos para que os pequenos empresários conheçam melhor os serviços prestados, e com isso conseguimos diminuir a mortalidade das pequenas empresas."

As palestras abordam temas variados como legalização da empresa, gestão, planejamento e cálculo de tributos, entre outros. Quem quiser tirar dúvidas específicas pode agendar (pelo 0800-7266500) um horário com um técnico. Há consultores especializados em produtividade, design, liderança, comércio exterior e em questões técnicas das áreas de varejo, construção civil, cosméticos, software, etc.

Toda noite será apresentada uma palestra especial sobre empreendedorismo. Hoje será a vez do consultor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Sergio de Assis Teixeira, que falará sobre proteção do conhecimento e segurança industrial.

De acordo com uma das coordenadoras do salão de consultorias do Sebrae, Márcia Giubertoni, a maior parte das dúvidas dos empreendedores se refere a finanças e marketing. "O empresário não está ganhando dinheiro, então a primeira coisa em que ele pensa é em vender mais. Ou quer modificar algo nas finanças da empresa para lucrar mais", conta. Outros pontos fundamentais como planejamento estratégico e design são geralmente deixados de lado. "Mas quem participa das palestras logo procura consultoria nessas áreas", completa.

Capacitação

O consultor de viagens Leonardo Viana assistiu ontem a duas palestras da Semana da Pequena Empresa, e vai participar de outras nos próximos dias. Ele tem uma empresa, Soho Turismo, há sete anos. "Busco informações para repassar às pessoas que trabalham comigo. Com conhecimento, temos mais chance de nos mantermos no negócio." O empresário Denílson Brizola, da empresa de automação industrial Briden, foi ontem ao Sebrae para obter informações sobre financiamento. Para ele, faltam incentivos do governo federal para as pequenas empresas de alta tecnologia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]