O impasse continua entre a classe patronal e os vigilantes e a greve deve continuar nesta quinta-feira (3). Durante a tarde desta quarta-feira (2) os empresários formalizaram a recusa da proposta mediada pelo Ministério Público do Trabalho, que indica 7% de reajuste salarial, adicional de risco de vida de 13% e vale refeição no valor de R$ 14. A classe patronal oferece somente a atualização do salário pelo INPC.

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O Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região protocolou uma denúncia formal no Ministério do Trabalho durante a tarde desta quarta-feira, pois, segundo o Sindivigilantes, cerca de 20 trabalhadores estariam confinados há quase 15 horas sob pressão dos patrões em uma agência nesta quarta-feira.

O sindicato espera que nesta quinta-feira a greve chegue 80% da categoria em todo o Paraná.

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Os vigilantes vêm negociando com os empresários desde o começo do mês de janeiro. Com a greve 76% das agências bancárias de todo estado fecharam as portas nesta quarta-feira, segundo informações do Sindivigilantes. Em Curitiba 80% dos bancos não funcionaram. Em Londrina, Norte do estado, 100% dos vigilantes aderiram à greve e em Maringá, na região Norte do Paraná, 90% dos bancos ficaram fechados nesta quarta-feira.

Como alternativas para contornar a greve dos vigilantes, os terminais automáticos, as lotéricas e a internet são opções para fazer operações bancárias. A paralisação da categoria deve afetar a reabastecimento de caixas eletrônicos nas agências, por conta do trabalho dos carros-fortes. Porém, em supermercados, shoppings e outros lugares onde caixas automáticos estejam presentes não terão falta de dinheiro, pois o abastecimento destes terminais é feito por empresas terceirizadas.

Para contornar os transtornos causados pela greve dos vigilantes, veja que serviços não dependem da abertura de agências bancárias:

Nas casas lotéricas:

- Recebimento de benefícios sociais como Bolsa Família, INSS, FGTS, Seguro-Desemprego e PIS

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- Pagamento de IPTU

- Pagamento de contas de água, luz e telefone

- Pagamento de boletos de cobrança bancária

- Pagamento de prestação habitacional

- Consulta de saldo de conta corrente e poupança

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- Depósitos em conta corrente e poupança

- Saques de conta corrente e poupança com o cartão magnético Em terminais eletrônicos (caixas automáticos e salas de autoatendimento):

- Saques

- Depósitos em dinheiro ou cheque

- Consulta e retirada de saldo/extrato

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- Transferências

- Retirada de folhas de cheque

- Pagamento de contas (não vencidas)

- Agendamento de pagamentos e DOC

- Pagamento de cartão de crédito

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- Saques de benefícios sociais, com o cartão magnético

- Resgate de investimento

- Pagamento de IPTU

- Pagamento de IPVA (somente em terminais de atendimento do Banco do Brasil)

Pela Internet:

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- Pagamento de IPTU

- Pagamento de IPVA

- Pagamento de água, luz e telefone

- Consulta de saldo/extrato

- Pagamento de boletos de cobrança bancária

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- Pagamento de prestação habitacional

- Transferências

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