• Carregando...
Segundo Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil, a internet é a mídia que mais cresceu nos últimos anos | Marcelo Elias - Gazeta do Povo
Segundo Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil, a internet é a mídia que mais cresceu nos últimos anos| Foto: Marcelo Elias - Gazeta do Povo

Curitiba recebe nesta quinta-feira (10) profissionais e estudiosos sobre a mídia online para discutir como melhorar os negócios na internet. O evento é organizado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, que reúne sites e portais, empresas de tecnologia. O seminário IAB Media 2009 é e voltado para agências, veículos de comunicação e anunciantes, além de profissionais do mercado de comunicação que buscam entender como podem melhorar seu negócio.

O diretor executivo do IAB Brasil, Ari Meneghini, afirma que a internet é a mídia que mais cresceu nos últimos anos e a que possui maior perspectiva de ampliação no futuro. A internet é atualmente o segundo maior canal mais acessado, perdendo apenas para a televisão. São 65 milhões de usuários em todo território brasileiro, sendo a maior parcela dos usuários com banda larga. Mesmo assim, só recebe 4,8% de todo o bolo publicitário do país.

Uma das vantagens da publicidade online é que o anunciante tem a real dimensão de quantas pessoas foram atingidas pela campanha. As ferramentas de mediação de audiência online são mais eficientes, segundo Meneghini, que o de outros meios. "Você pode supor quantas pessoas viram um anúncio em um jornal impresso, mas hoje em dia, muitas pessoas compram o jornal e acabam nem abrindo. Na internet, por outro lado, sabe-se exatamente quantas pessoas acessaram uma página e clicaram em um banner", explica.

Para Meneghini, o principal desafio é mostrar a internet como um meio diferente de todos os demais. "É preciso entender que as peças publicitárias para jornais ou de televisão não funcionam no meio online", afirma. Outro mito é o que só grandes empresas teriam retorno do investimento. De acordo com o diretor há espaço para desde as multinacionais até para as empresas familiares.

Isso é possível, segundo Meneghini, porque a internet é o meio mais plural e segmentado. "Pelos grandes portais, as empresas conseguem falar com os 65 milhões de usuários da internet. Já quando se busca um público específico, existem blogs e as redes sociais", comenta.

Palestrantes

Entre os palestrantes convidados estão a diretora de negócios de internet do IBOPE, Fabia Juliasz; o consultor do IBOPE Inteligência e professor dos cursos de pós-graduação da FGV e Fundação Cásper Libero, Marcelo Coutinho; e o jornalista e professor de ética da Faculdade Cásper Líbero de São Paulo, Caio Túlio Vieira Costa.

O seminário acontece no Estação Embratel Convention Center, no Shopping Estação, na Rua Sete de Setembro, 2.775, em Curitiba. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento e custam R$ 100 para sócios da IAB e R$ 200 para não associados. A abertura oficial está programada para 9 horas. As palestras e painéis seguem até as 17h15.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]